[VÍDEO] SAJ 6: a segunda onda de transformação digital na Justiça

03/09/2019 | 2 min. de leitura


O Sistema de Automação da Justiça (SAJ), chegou à sua sexta geração tecnológica. Fundamentado em padrões internacionais de mercado, o SAJ 6 tem como premissa promover uma segunda onda de transformação digital na Justiça.

Desenvolvido pela Softplan, o SAJ foi pioneiro na revolução que eliminou as pastas de papéis e os escaninhos das unidades do Judiciário. O processo digital abriu novos caminhos às instituições públicas. Permitiu a automação de tarefas, a escalabilidade de atividades, maior participação do cidadão, otimização do tempo e aumento de produtividade. O processo digital tornou o Brasil referência mundial em tecnologia para a Justiça.

Queremos agora dar um salto exponencial nesta revolução. Por meio de feedbacks com clientes e parceiros, e validações segundo padrões internacionais de mercado, concebemos o SAJ 6 sobre três pilares: Cloud Ready, Inteligência Artificial e User Experience. Conheça cada uma dessa premissas e saiba como elas vão fazer do SAJ 6 o maio e mais completo software de gestão processual do mundo.

Cloud Ready

Desde a fase de projeto até a aplicação, o SAJ 6 está compatível e preparado para o processamento em nuvem (cloud). A computação em nuvem vem crescendo exponencialmente no mundo todo por causa da velocidade, dos menores custos e facilidade na entrega de novas soluções.

No serviço público não é diferente. Manter uma infraestrutura tecnológica mais eficiente é essencial para lidar com os milhões de processos que ingressam anualmente na Justiça brasileira, sempre garantindo a segurança dos dados. E num contexto de limitação de gastos públicos, as aplicações em cloud representam menores custos às instituições.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um dos campos das ciências da computação que mais cresceu nos últimos anos. Hoje, os robôs são capazes de automatizar tarefas repetitivas e a nos ajudar a lidar com grandes quantidades de dados (Big Data).

A Justiça não está — nem deve ficar — de fora disso. Operadores do Direito em todas as instituições do Judiciário convivem diariamente com rotinas repetitivas: preencher documentos, encaminhar petições, controlar prazos. Paralelamente, existe outro desafio: os milhões de novos processos que ingressam todos os anos. Resolver isso passa por administrar uma quantidade colossal de dados.

User Experience

A Softplan entende que não basta apenas entregar uma ferramenta, mas proporcionar a melhor experiência de uso possível. Por isso, mais de 20 profissionais em User Experience (Usabilidade) trabalham nas novas soluções do SAJ 6.

As aplicações do SAJ 6 são totalmente funcionais e intuitivas. Foram desenvolvidas segundo estudos de usabilidade. Ao acompanhar em tempo real o comportamento de um usuário, os especialistas em UX conseguem definir como otimizar cada tela do sistema com ícones, cores e tipografia. Como resultado, menos cliques, maior destaque para as informações relevantes, leitura fluida. O foco é o usuário.

Evolução permanente, entregas constantes

O SAJ 6 não é apenas um produto único, “encaixotado”. É mais do que isso: um conjunto de inovações para cumprir tarefas e resolver desafios em todos os setores das instituições da Justiça. Com o SAJ 6, a Softplan está repensando as soluções que já existem e vai apresentar novas tecnologias para o ecossistema jurídico.

Por isso, agora que você assistiu ao vídeo, o convidamos a conhecer mais profundamente o SAJ 6.

Acesse esta página e tenha acesso a um eBook sobre o SAJ 6.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram