TJSP começa a implantação do Novo Portal e-SAJ

02/12/2019 | 3 min. de leitura

TJSP começa a implantação do Novo Portal e-SAJ

Grupo de 50 advogados compõe o primeiro ciclo de usuários habilitados. Previsão é de que a expansão da nova versão seja retomada depois do recesso do Judiciário.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) está dando os primeiros passos para implantar o Novo Portal e-SAJ de peticionamento eletrônico. A partir desta segunda-feira (2), o primeiro grupo de advogados usuários do sistema está habilitado a utilizar o sistema, que teve sua interface remodelada e traz novas funcionalidades. Esta é a primeira etapa da implantação, que continuará a partir de fevereiro de 2020.

A implantação do Novo Portal e-SAJ será feita em ciclos e conta com a parceria das entidades representantes dos advogados: OAB-SP, IASP e AASP. Nesta primeira etapa, apenas 50 advogados selecionados e seus assessores serão habilitados – o objetivo é monitorar o comportamento do sistema e dos próprios usuários. Nos ciclos seguintes, que serão retomados em 2020, mais advogados serão habilitados gradativamente, até que 100% dos usuários cadastrados estejam usando o Novo e-SAJ.

Importante ressaltar que, durante os ciclos de implantação, os usuários poderão retornar à versão antiga a qualquer momento.

“Queremos controlar e minimizar os impactos dessa mudança na rotina dos usuários. Eles terão a oportunidade de conhecer as melhorias do Novo e-SAJ, como o Painel do Advogado e o Novo Peticionamento Eletrônico assim que estiverem confortáveis”, explicou Rodrigo Martins, analista de negócios da Softplan, empresa responsável pelo desenvolvimento do e-SAJ.

Quais as novidades do Novo Portal e-SAJ?

A interface do Novo Portal e-SAJ de peticionamento eletrônico foi totalmente reformulada. O desenvolvimento contou com a participação dos próprios usuários: um grupo de advogados foi selecionado e submetido a testes de usabilidade. Após inúmeras validações, chegou-se ao resultado atual, com novas funcionalidades em conformidade com as necessidades da rotina de trabalho dos advogados. Conheça as principais mudanças:

  • Novo visual. Logo de cara, os usuários percebem a mudança no visual do novo e-SAJ, que acompanha a evolução do sistema. As cores e layout em tons mais neutros e modernos deixam o portal limpo e agradável de usar. As fontes e as telas facilitam a leitura dos textos, destacando os principais itens e otimizando a rotina de trabalho.   As informações básicas dos processos estão agrupadas em cards, padronizando a leitura e o entendimento das tarefas do advogado.
  • Painel do Advogado. O painel foi pensado para facilitar e organizar o acesso às informações suportando fluxos de trabalho de forma eficiente, agrupando as tarefas relativas aos processos em um único lugar em ordem cronológica e constante atualização. Além disso, permite o acesso facilitado aos serviços de peticionamento eletrônico, consulta processual e aos autos do processo. Mas atenção: em relação às intimações, as informações do e-SAJ não substituem o Diário de Justiça Eletrônico.
  • Acompanhamento da petição. Depois de protocolada, a situação de uma petição dentro do Tribunal é atualizada automaticamente no Painel do Advogado. É possível acompanhar se a petição está pendente de distribuição ou de juntada, por exemplo.
  • Novo Peticionamento Eletrônico. Com base na experiência do usuário, agora é possível visualizar e protocolar a petição em uma única tela, mais intuitiva e organizada, possibilitando a verificação de forma precisa de todas as informações. Além disso, conta com o recurso de salvamento automático da petição.
  • Pré-visualização das Peças. O recurso serve como orientação para o correto preenchimento das informações que compõem uma petição (competência, classe, assunto, partes, etc). Também é possível conferir cada documento anexado antes de protocolar a petição e reordenar as peças visualmente, arrastando os documentos.
  • Responsividade. O novo e-SAJ tem recursos de responsividade. Agora, o usuário pode acessar do computador, tablet e celular, fazendo o acompanhamento processual a qualquer momento.
  • Acessibilidade. O novo portal também permite aos usuários portadores de deficiência visual o acesso de forma facilitada por leitores de tela.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram