SAJ é responsável por 43% do estoque de processos da Justiça Estadual

11/10/2019 | 1 min. de leitura

O Sistema de Automação da Justiça (SAJ), solução de gestão de processos desenvolvida pela Softplan. Presente em sete Tribunais, abrigou 27 milhões de processos em pendentes em 2018. Ou seja, foi responsável pela tramitação de 43% do estoque de processos na Justiça Estadual brasileira.

Esta e outras análises comparativas entre os sete Tribunais que utilizam o SAJ e os 20 que utilizam outros sistemas foi feita a partir dos dados do Justiça em Números 2019, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Além de abrigar quase metade do estoque de processos, os SAJ é utilizado por 4.038 magistrados e 100.754 servidores. Os sete Tribunais de Justiça são: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“O sistema de gestão processual é um recurso que influencia todos os aspectos operacionais, táticos e estratégicos de um Tribunal. O custo direto da operação e manutenção desse sistema é relativamente baixo, não deve passar de 1% da despesa total. Porém, seu impacto é transversal dentro da instituição”, diz o analista de negócios da Softplan, Tiago Melo, autor da análise comparativa dos Tribunais SAJ com os Tribunais Não-SAJ.

Confira a análise completa:


Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram