Softplan realiza capacitação do SAJ nas Comarcas Agregadas e Agregadoras do TJCE

07/04/2020 | 2 min. de leitura

Dezoito dias de viagem, seis cidades visitadas, 1.600 quilômetros percorridos e mais de 80 servidores capacitados. Esta foi a missão que cinco analistas da Softplan cumpriram no mês de fevereiro para capacitar as Comarcas Agregadas e Agregadoras do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) sobre o uso do Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

O objetivo do projeto foi realizar capacitação presencial baseada no diagnóstico realizado pelo Tribunal e fazer o acompanhamento assistido da utilização doSAJ para a nova realidade das Comarcas Agregadas e Agregadoras. Foram atendidas 11 unidades de seis Comarcas do interior do Ceará: Itatira, Quiterianópolis, Madalena (agregadas), Canindé, Tauá e Boa Viagem (agregadoras). Ao todo, 80 servidores foram capacitados.

“É muito importante para a Softplan fazer esse acompanhamento presencial nas comarcas do interior do Ceará. Inclusive neste momento em que todo o Judiciário Estadual acaba de ser integrado com o processo digital”, disse o gestor de projetos Leandro Rondi.

As Comarcas foram atendidas em três ciclos de uma semana, entre os dias 3 e 21 de fevereiro. Da Softplan, participaram cinco analistas: Bruna Amajones, Hugo Leonardo, Viviane Haucke, Paulo Gomes e Ariane Santana. Eles partiram de São Paulo e percorreram o interior do Ceará de ônibus.

“Os usuários já manuseavam o SAJ e precisavam esclarecer dúvidas e aprimorar as ferramentas que o sistema oferece para facilitar o dia a dia. Passei pelas Comarcas de Itatira, 1ª Vara de Canindé e 1ª Vara de Tauá, onde recebi muitos elogios pela iniciativa do Tribunal”, disse a analista de relacionamento da Softplan, Bruna Amajones.

O que são as Comarcas Agregadas e Agregadoras

As Comarcas Agregadas e Agregadoras fazem parte do projeto de modernização do TJCE para os próximos 5 anos. Foram instituídas pela atual gestão do Tribunal com o objetivo de garantir uma tramitação mais eficiente de processos. Com as modificações, os novos processos das Comarcas Agregadas (comarcas menores) passam a tramitar nas Comarcas Agregadoras (comarcas maiores, com capacidade de receber um maior fluxo). Por meio de videoconferências e com os fóruns das Comarcas Agregadas abertos, a medida moderniza o serviço e mantém o acesso da sociedade à Justiça.

TJCE 100% Digital

Outro grande marco para a modernização do TJCE foi a conclusão da implantação do processo digital em todas as Comarcas do Estado. O projeto foi finalizado em dezembro de 2019, com 100% das unidades passando a operar com o Sistema de Automação da Justiça. Saiba mais sobre o TJCE 100% Digital.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram