SAJ 6: começa uma nova era na transformação digital da Justiça

21/05/2019 | 3 min. de leitura

SAJ 6 - Começa uma nova era na transformação digital da Justiça

Chegamos a uma nova era da Transformação Digital da Justiça. Novos desafios e novas ferramentas para resolvê-los. A Softplan, parceira das instituições na busca por soluções em tecnologia, está participando do futuro da Justiça brasileira.

Apresentamos o SAJ 6, a nova geração do Sistema de Automação da Justiça. A concepção e o desenvolvimento começaram em 2016. Naquele momento, compreendemos a necessidade urgente de os Tribunais, Ministérios Públicos, Procuradorias e escritórios de advocacia se adequarem aos avanços tecnológicos. A partir de então, trabalhamos no desafio de construir o maior e mais completo software de gestão processual do mundo: o SAJ 6.

Por meio do feedback dos nossos clientes e parceiros, concebemos os SAJ 6 sobre cinco conceitos: Cloud Ready, Inteligência Artificial, User Experience, Plataforma e Mobilidade. Entendemos que essas são as bases para as instituições da Justiça superarem os novos desafios de inovação, produtividade, transparência e prestação de serviço à sociedade.

Cloud Ready

Desde a fase de projeto até a aplicação, o SAJ 6 está compatível e preparado para o processamento em nuvem (cloud). A computação em nuvem vem crescendo exponencialmente no mundo todo e ganhando espaço em organizações de pequeno a grande porte por causa da velocidade, dos menores custos e facilidade na entrega de novas soluções.

No serviço público não é diferente. Manter uma infraestrutura tecnológica mais eficiente, que garanta um processamento de dados mais ágil, é essencial para lidar com os milhões de processos que ingressam anualmente na Justiça brasileira, sempre garantindo a segurança dos dados. E num contexto de limitação de gastos públicos, as aplicações em cloud representam menores custos às instituições.

Nossas aplicações estão preparadas tanto para clouds públicas, quanto privadas, de acordo com as necessidades da instituição. Nós cuidamos de toda a segurança digital, ao mesmo tempo em que os dados ficam sob inteira responsabilidade dos clientes.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um dos campos das ciências da computação que mais cresceram nos últimos anos. Hoje, os robôs já atuam ou podem atuar em praticamente todas as áreas da economia, automatizando tarefas repetitivas e nos ajudando a lidar com grandes quantidades de dados e informações de forma escalável.

A Justiça não está — nem deve ficar — de fora disso. Operadores do Direito em todas as instituições do Judiciário convivem diariamente com rotinas repetitivas: preencher documentos, encaminhar petições, controlar prazos. Automatizar esse tipo de demanda significa mais tempo para que magistrados, promotores e procuradores exerçam sua atividade-fim.

Paralelamente, a Justiça enfrenta outro desafio: os milhões de novos processos que ingressam todos os anos. Resolver isso passa por administrar uma quantidade colossal de dados. Ou seja, Big Data. A Inteligência Artificial possibilita que os operadores do Direito consigam organizar, interpretar e manipular essas informações e, com elas, tomarem decisões mais assertivas.

User Experience

A Softplan entende que não basta apenas entregar uma ferramenta, mas proporcionar a melhor experiência de uso possível. Por isso, mais de 20 profissionais em User Experience (Usabilidade) trabalham nas novas soluções do SAJ 6.

As aplicações do SAJ 6 são totalmente funcionais e intuitivas. Foram desenvolvidas segundo estudos de usabilidade. Ao acompanhar em tempo real o comportamento de um usuário, os especialistas em UX conseguem definir como otimizar cada tela do sistema com ícones, cores e tipografia. Como resultado, menos cliques, maior destaque para as informações relevantes, leitura fluida. O foco é o usuário.

Plataforma

De 1992 para cá, nas suas cinco gerações tecnológicas, o SAJ sempre acompanhou o que havia de mais moderno no mercado em termos de software. Começamos com mainframe, passamos pelo ZIM, pelo modelo Cliente/Servidor e por uma arquitetura multicamadas.

Com o SAJ 6, trazemos uma arquitetura de software em plataforma. Ao redor do sistema de gestão processual, conectamos diferentes módulos para diferentes propósitos, sejam soluções da família SAJ, desenvolvidas pela Softplan, ou outras ferramentas integradas por MNI. Assim, as instituições personalizam seu arsenal tecnológico para solucionar os desafios específicos que enfrentam.

Mobilidade

Entendemos que o trabalho do operador do Direito não é mais se fechar no gabinete para despachar pilhas de processos. O ecossistema da Justiça é dinâmico, precisa estar presente tanto nas capitais quanto nos rincões, disponível 24 horas por dia. Para isso, o processo digital deve estar ao nosso alcance na palma da mão.

Trazer as soluções do SAJ 6 para os dispositivos móveis é uma necessidade apontada por nossos próprios usuários. Ainda mais em um mundo onde o trabalho remoto já é uma realidade nas instituições públicas. Nosso propósito é possibilitar que a Justiça continue produzindo em qualquer contexto, onde quer que os operadores do Direito possam estar.

Evolução permanente. Entregas constantes. Maior performance. Essa é a filosofia do SAJ 6. Estamos preparados para a nova Transformação Digital do Judiciário, tão logo as instituições julguem pertinente.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram