Artigo: O lado humano da transformação digital da Justiça

30/10/2019 | 2 min. de leitura

O SAJ 6, a sexta geração tecnológica do Sistema de Automação da Justiça, tem como premissa o foco no usuário. Seu desenvolvimento leva em consideração um novo modelo de Gestão de Produto. Neste sentido, o mapeamento de personas é uma etapa essencial para conhecer e priorizar as necessidades dos diversos operadores do Direito na hora de desenvolver soluções tecnológicas.

Maria Julia Corrêa, Isabela Nagel de Andrade e Isadora Bello Silveira, analistas da equipe de Gestão de Produto da Softplan, escreveram um artigo para o portal Migalhas sobre a importância de identificar as personas no desenvolvimento de tecnologias. Leia abaixo um trecho. A íntegra está disponível no site Migalhas:

Identificação de personas: o lado humano da transformação digital da Justiça

Se tem algo que não podemos negar, é que a tecnologia vem acrescentando novos termos ao nosso vocabulário nos últimos anos. Big Data, Inteligência Artificial, Cloud Ready, e Machine Learning alguns são exemplos que já fazem parte do dia-dia de quem trabalha com tecnologia. E no SAJ 6, a sexta geração do Sistema de Automação da Justiça, que a Softplan vem desenvolvendo desde 2017, essa sopa de palavras novas não poderia ficar de fora.

Um novo vocabulário traz também novos desafios. De nada adianta oferecer o melhor da tecnologia sem entender o que os usuários realmente precisam para melhorar sua rotina de trabalho. Por isso, na lista de novas palavras acrescentamos ainda o User Experience (UX), que é a parte humana dessa evolução tecnológica.

UX compreende toda a relação do usuário com um sistema. Entende as razões e motivos que o faz decidir utilizar esse sistema, bem como gostar, amar e se fidelizar com uma empresa. Por outro lado, também entende a mais profunda frustração e necessidade que um sistema pode não atender. User Experience se faz presente em todo o ciclo de um produto. Ter foco no usuário deve ser uma premissa desde a criação de um sistema até o momento em que o produto já está no mercado e precisa ser aprimorado ou descartado.

Para alcançar toda essa atuação, UX conta com o auxílio de diversas ferramentas que ajudam a capturar essas informações com os usuários, transmitir para a empresa e direcionar estratégias. Uma dessas ferramentas muito utilizadas é a persona.

(…)

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram