Como a tecnologia ajuda a Justiça a continuar funcionando na quarentena

30/03/2020 | 2 min. de leitura

A Justiça brasileira não pode parar, ainda mais em momentos de quarentena como o que estamos vivendo. A atuação de Procuradorias, Ministérios Públicos e Tribunais é essencial para garantir a segurança da população e a efetividade das políticas públicas para o controle da pandemia do Covid-19.

Um dos maiores aliados para que a Justiça continue funcionando nesses tempos de trabalho remoto é o processo digital. Regulamentado por lei em 2006, hoje a tramitação por meios eletrônicos é realidade na maioria dos Tribunais. Na Justiça Estadual, o Índice de Processos Eletrônicos chega a 82,6% (Justiça em Números 2019).

A eliminação do processo físico, em papel, trouxe resultados expressivos em produtividade, garantindo uma Justiça mais rápida aos cidadãos. Ao mesmo tempo, a digitalização ampliou as possibilidades de atendimento.

Hoje, por exemplo, os advogados não precisam mais se dirigir até o Fórum para protocolar suas petições ou consultar o andamento dos processos. Tudo é feito por computador.

Nos gabinetes, não existem mais pastas de processos empilhadas nas mesas dos magistrados. Todo o acervo está disponível em banco de dados 24 horas por dia.

E o processo digital não fica restrito apenas ao Judiciário. Inseridas dentro do mesmo ecossistema, instituições como Ministérios Públicos e Procuradorias de Estado e Municipais, por consequência, também passaram a modernizar e digitalizar seus procedimentos como instaurações de inquérito, intimações, emissões de documentos, cobranças.

Tudo isso proporciona que a Justiça continue funcionando mesmo no período de quarentena.

SAJ: pioneirismo no processo digital e aliado da Justiça durante a quarentena

Parceira das instituições da Justiça há três décadas, a Softplan é uma das pioneiras na implantação e consolidação do processo digital por meio do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Está presente em sete Tribunais de Justiça, seis Ministérios Públicos e mais de 70 Procuradorias Estaduais, Municipais e de autarquias. Em 2018, o SAJ foi responsável por 43% dos processos em andamento. É utilizado por 4.038 magistrados e mais de 100 mil servidores da Justiça Estadual.

A Softplan e o SAJ são grandes aliados da Justiça neste momento de quarentena. Ajudamos nossas instituições parcerias a obterem resultados mesmo com trabalho remoto:

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram