Novo portal de peticionamento do SAJ já atende 343 mil usuários em 5 Tribunais

30/04/2019 | 4 min. de leitura

O novo portal e-SAJ de peticionamento eletrônico já está disponível para advogados cadastrados em cinco Tribunais de Justiça do Brasil. Ao todo, são 343,6 mil usuários já habilitados a usar a ferramenta para cadastrar petições e consultar o andamento e os prazos dos processos.

O novo portal e-SAJ já foi implantado nos Tribunais de Justiça de Santa Catarina, Amazonas, Acre, Alagoas, e Mato Grosso do Sul. Em uma parceria com os Tribunais e as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Softplan visitou cada Estado para apresentar as novidades e o cronograma de implantação.

“Foi muito proveitoso apresentar a evolução do portal e-SAJ diretamente aos advogados, principais usuários do sistema. Tivemos também a oportunidade de os ouvir sobre as principais dores e sugestões de melhorias. Contar com a participação de todos os envolvidos foi muito fundamental para o planejamento”, disse o diretor-executivo da Softplan, Ilson Stabile.

Analista de negócios Rodrigo Martins apresentou as novidades do novo portal e-SAJ
Analista de negócios Rodrigo Martins apresentou as novidades do novo portal e-SAJ no TJAC

Implantação em parceria com Tribunais e OAB

O diálogo entre Softplan, Tribunais e advogados foi fundamental para o sucesso do novo e-SAJ nos Estados. Antes mesmos de começarem a usar a ferramenta, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer a nova interface as funcionalidades do portal.

“Foi bastante interessante fazer o treinamento do novo e-SAJ na sede da OAB. Antes da implantação, trazer para os advogados a oportunidade de aperfeiçoar. Essa nova versão vai ajudar o dia a dia dos colegas”, disse o presidente da OAB do Amazonas, Marco Aurélio Choy, na ocasião do lançamento no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

A cerimônia de lançamento do e-SAJ no Tribunal de Justiça do Alagoas (TJAL) também foi realizada na sede da OAB Estadual. Advogados alagoanos lotaram o auditório para conhecer as novidades da versão.

“Este é um dos primeiros frutos que aparecem desse diálogo fundamental entre a advocacia e o Tribunal de Justiça. O diálogo é a principal ferramenta para o avanço da Justiça”, disse o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa.

Novo portal e-SAJ foi reformulado para agilizar a rotina dos advogados

A parceria com a OAB não se limitou à apresentação do portal e-SAJ. O desenvolvimento da nova versão contou com a participação ativa de advogados. Por meio de testes de usabilidade, a Softplan conseguiu monitorar o comportamento dos usuários com a versão antiga. Com isso, pode identificar os principais problemas e oportunidades de melhoria.

“O novo e-SAJ foi reformulado com a participação intensa dos advogados. As mudanças são focadas na experiência deles com o sistema. Agora, as ações são mais intuitivas, com menos cliques e com funcionalidades que agilizam suas tarefas”, diz Rafael Stabile, gerente de Produto da Softplan.

Já que o novo portal e-SAJ traz mudanças na interface e novas funcionalidades, com o Painel do Advogado, a Softplan optou por uma estratégia de implantação em ciclos. Em cada Tribunal, foi elaborado um cronograma em que, a cada etapa, mais usuários são habilitados a experimentarem o novo e-SAJ. Ao mesmo tempo, há a opção de voltar à versão antiga a qualquer momento.

“Com isso, conseguimos diminuir os impactos de uma implantação forçada. Os usuários podem se adequar ao novo sistema conforme se sintam confortáveis, até que chegue o momento de desabilitar a versão antiga”, explica o analista de negócios da Softplan, Rodrigo Martins.

Novo portal e-SAJ em Alagoas s
Lançamento do novo portal e-SAJ no TJAL contou com a presença dos advogados usuários do sistema

Case de sucesso entre os usuários

O novo portal e-SAJ é um sucesso entre os usuários. Desde o lançamento, vem colhendo resultados positivos nas pesquisas de satisfação realizadas periodicamente pela Softplan. Confira algumas avaliações recebidas pela equipe de Customer Success:

  • Mardem de Carvalho/TJAL: “Foram mantidos todos os bons procedimentos que já existiam, acrescentando-se apenas novas opções. Essas novidades têm se mostrado tão úteis quanto as funcionalidades anteriores.”
  • Leri Alberto/TJSC: “Este novo sistema, especialmente quanto ao Painel do Advogado para organização dos feitos pendentes de manifestação, é excelente. Estão de parabéns pela iniciativa.”
  • Thays de Souza Batista/TJAM: “Ferramenta inovadora, com recursos que facilitam a melhor gestão de tempo do advogado, tendo em vista a visualização das atividades que necessitam a sua atenção, administrando por prioridades. Simplesmente amei a ferramenta.”
  • Alini Gisele/TJSC: “Muito eficiente, fácil de utilizar e útil. Ajuda em muito os advogados nos controles de prazos, no acompanhamento dos processos, acesso às audiências já designadas por meios eletrônicos e com as demais informações.”

Segurança digital no e-SAJ: como garantir a autenticidade das petições eletrônicas

Conheça as principais mudanças no novo portal e-SAJ

  • Novo visual. Logo de cara, os usuários percebem a mudança no visual do novo e-SAJ, que acompanha a evolução do sistema. As cores e layout em tons mais neutros e modernos deixam o portal limpo e agradável de usar. As fontes e as telas facilitam a leitura dos textos, destacando os principais itens e otimizando a rotina de trabalho.
  • Painel do Advogado. Principal ferramenta para os advogados, o painel foi pensado para facilitar e organizar o acesso às informações suportando fluxos de trabalho de forma eficiente. Agora, todas as pendências relativas aos processos estão agrupadas em um único lugar e organizadas de acordo com os prazos. Além disso, permite o acesso facilitado aos serviços de peticionamento eletrônico, consulta processual e aos autos do processo.
  • Acompanhamento da petição. Depois de protocolada, a situação de uma petição dentro do Tribunal é atualizada automaticamente no Painel do Advogado. É possível acompanhar se a petição está pendente de distribuição ou de juntada, por exemplo.
  • Novo Peticionamento Eletrônico. Com base na experiência do usuário, agora é possível visualizar e protocolar uma petição em uma única tela. Fica mais fácil verificar de forma precisa todas as informações. Além disso, conta com o recurso de salvamento automático da petição.
  • Pré-visualização das Peças. O recurso serve como orientação para o correto preenchimento das informações que compõem uma petição (competência, classe, assunto, partes, etc). Também é possível conferir cada documento anexado antes de protocolar a petição e reordenar as peças visualmente, arrastando os documentos.
  • Responsividade. O novo e-SAJ tem recursos de responsividade. Agora, o usuário pode acessar do computador, tablet e celular, fazendo o acompanhamento processual a qualquer momento.
  • Acessibilidade. O novo portal também permite aos usuários portadores de deficiência visual o acesso de forma facilitada por leitores de tela.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram