Diligências digitais: um auxílio para o Oficial de Justiça

16/04/2019 | 2 min. de leitura

Ao que você associa quando pensa na profissão “Oficial de Justiça”? Eles são, muitas vezes, considerados mensageiros de notícias ruins. Mas seu trabalho vai muito além das intimações.

Os Oficiais materializam a aplicação da lei ao caso concreto. Realizam atividades como a comunicação processual, que são as notificações, intimações e citações; e as execuções em geral, como reintegração ou imissão de posse, além de busca e apreensão.

Por isso, o Oficial de Justiça é considerado uma peça fundamental à prestação jurisdicional. Sua função é essencial à Justiça, pois de nada adiantariam as decisões judiciais se não existisse quem as fizesse cumprir.

Como é a rotina de trabalho dos Oficiais de Justiça?

As responsabilidades dos Oficiais não são tarefas fáceis de se cumprir. Isso porque a rotina de trabalho fica, em sua grande parte, na rua. As chamadas diligências, são o deslocamento do Oficial de Justiça para praticar, fora dos cartórios, qualquer ato do seu ofício (vistorias, citações, notificações, penhoras, avaliações, buscas e apreensões e outras).

Muito tempo é gasto com a impressão e digitalização de documentos que se tornam peças nos autos dos processos. Esse trabalho é realizado pelos oficiais de justiça com frequência e, no mínimo, uma vez para as contrafés de cada mandado cumprido de forma positiva.

Ao considerar que cada peça demora entre 15 e 20 minutos para ser anexada aos autos, é comum o Oficial gastar cerca de metade do seu tempo de trabalho anexando peças. Assim, perde-se muito tempo com burocracias.

Diligências Digitais auxiliam Oficiais de Justiça

É realmente necessário que os Oficiais de Justiça se desloquem ao Fórum com tanta frequência e passem tanto tempo certificando? Com a chegada do processo digital, cada vez é feito menos uso de papéis e funções completamente manuais na Justiça brasileira.

Pensando nisso, a Softplan, empresa líder em soluções para a Justiça, desenvolveu o Diligências Digitais. O Diligências Digitais é um aplicativo para dispositivos móveis, desenvolvido para atender aos Oficiais de Justiça que utilizam o SAJ (Sistema de Automação da Justiça). O objetivo é permitir que o Oficial devolva seus mandados pelo celular, sem precisar ir ao Fórum.

A solução torna digital o fluxo das diligências judiciais e fornece o acesso fácil dos servidores aos mandados por meio de dispositivos móveis, permitindo a geração e o envio remoto das certidões das diligências.

Com isso, as diligências são cumpridas mais rápido, otimizando rotas e economizando com a impressão de papéis. A Central de Mandados e o Tribunal de Justiça passam ter mais controle do cumprimento das diligências, já que o Oficial de Justiça consegue atualizar a situação dos casos em tempo real por meio de dispositivos móveis.

Além disso, o Diligências Digitais armazena os Certificados Digitais dos Oficiais de Justiça em nuvem privada e mostra detalhes dos mandados e do endereço das partes.

Saiba as principais vantagens do Diligências Digitais:

  • Redução de 95% do tempo em Atividades Burocráticas;
  • Maior celeridade processual;
  • Menos equipamentos e despesas com manutenção;
  • Redução significativa da necessidade de deslocamentos aos cartório;
  • Mais qualidade de vida e produtividade dos Oficiais de Justiça.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram