Portal e-SAJ: confira como instalar o Web Signer
O plugin Web Signer está disponível para todos os Tribunais que utilizam o portal e-SAJ. Necessário para realizar o peticionamento eletrônico, o plugin pode ser baixado no Windows, MAC OS e Linux. Separamos materiais para auxiliar a instalação e possíveis dúvidas sobre o Web Signer.
Devido a remoção do suporte JAVA para os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer, a Softplan, desenvolvedora do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), avaliou possíveis alternativas técnicas para manter o portal e-SAJ em funcionamento. A alternativa, então, foi substituir o plugin applet pelo Web Signer.
Leia mais: O que é LawTech e como impacta a rotina dos advogados
O Web Signer torna o peticionamento eletrônico mais rápido e traz melhorias que valorizam a experiência dos usuários. É possível incluir 20 documentos ao mesmo tempo no processo. O anexo dos documentos agora é feito com uso do “drag and drop”, possibilitando que o usuário mova e solte itens com o mouse.
O Web Signer também possibilita a utilização do certificado digital para identificação e assinatura de documentos.
Como instalar o Web Signer
Acesse a página do Web Signer e faça o download do plugin. Confira, também, como instalar o Web Signer no Linux.
Estão disponíveis vídeos com o passo a passo para instalar o plugin Web Signer nos navegadores. Veja abaixo:
Boas práticas para uso do Web Signer
A partir da versão 52 do Firefox, o suporte terminou para todos os plugins NPAPI (tecnologia necessária para applets Java). Já no Google Chrome, as versões 42 e mais recentes também não recebem mais suporte. Para o sistema Mac OS, os usuários devem utilizar o navegador Google Chrome.
Se você possui versões superiores à essas, é recomendável a instalação do novo plugin para o portal e-SAJ.
Dúvidas frequentes
É possível utilizar o novo portal em smartphones?
Independentemente da marca ou do sistema operacional, ainda não é possível efetuar peticionamento através de dispositivos móveis, porém a Softplan já está trabalhando no desenvolvimento de uma solução que atenda a essa demanda.
Quais navegadores são compatíveis com o Web Signer?
O Web Signer pode ser instalado nos seguintes navegadores:
- Google Chrome versão 44 ou superior
- Mozilla Firefox versão 50 ou superior
- Internet Explorer versão 9 ou superior
Preciso desinstalar o Java para utilizar o Web Signer?
Não. Não é necessário desinstalar o Java.
A instalação do Web Signer no computador falha com a mensagem: “Este aplicativo necessita do .NET Framework 4.0 ou 4.5. Por favor instale o .NET Framework e execute este instalador novamente.”
Aplica-se a: Windows XP e, às vezes, Vista ou 7 (qualquer navegador). Por favor clique no link abaixo para instalar o .NET Framework 4 Client Profile: https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=24872
Após a instalação, reinicie o seu PC e tente novamente instalar o Web Signer.
Ao tentar utilizar meu certificado, aparece o erro: “O conjunto de chaves não está definido.”
Aplica-se a: Windows (qualquer navegador) com certificados A3, ou seja, armazenados em dispositivos criptográficos como smart card ou token USB.
Caso seu certificado esteja armazenado em token USB, tente inserir o token em outra porta USB.
Caso esteja armazenado em smart card, tente remover e inserir novamente o smart card até que a luz da leitora pare de piscar e fique constantemente acesa. Tente também trocar a leitora de porta USB.
Se o erro persistir, o problema pode ser no driver do dispositivo. Um erro comum é instalar o driver versão 32 bits em sistemas 64 bits (para sistemas 64 bits, que são maioria atualmente, sempre instale o driver 64 bits).
Recomendamos a desinstalação do driver (SafeSign, SafeNet, etc) e instalação da última versão correspondente ao seu dispositivo e sistema operacional. Acesse o site da Autoridade Certificadora para obter os drivers mais atualizados.
Meu certificado A3 (em smart card ou token USB) não é listado
Aplica-se a: Certificados A3, ou seja, armazenados em dispositivos criptográficos como smart card ou token USB.
No Windows, esse problema geralmente ocorre porque o driver do dispositivo não está instalado ou porque o driver errado está instalado. Um erro comum é instalar o driver versão 32 bits em sistemas 64 bits (para sistemas 64 bits, que são maioria atualmente, sempre instale o driver 64 bits).
Recomendamos a desinstalação do driver (SafeSign, SafeNet, etc) e instalação da última versão correspondente ao seu dispositivo e sistema operacional. Acesse o site da sua Autoridade Certificadora para obter os drivers mais atualizados.
No Mac OS e no Linux, esse problema geralmente ocorre porque não há nenhum dispositivo criptográfico habilitado no Web Signer. Por favor siga os passos abaixo para habilitar um ou mais dispositivos criptográficos no Web Signer:
- clique no ícone do Web Signer situado no canto superior direito do navegador;
- clique no botão “Dispositivos criptográficos (PKCS #11)…”;
- marque o módulo correspondente ao seu dispositivo criptográfico.
Ao tentar utilizar meu certificado, aparece o erro “Algoritmo inválido especificado”
Aplica-se a: Windows (qualquer navegador) com certificados A3, ou seja, armazenados em dispositivos criptográficos como smart card ou token USB.
Esse erro geralmente ocorre quando o driver do token USB ou smart card está desatualizado. Acesse o site da sua Autoridade Certificadora para obter a última versão do driver correspondente ao seu dispositivo.
Ao tentar utilizar meu certificado, aparece o erro “Error while signing with keychain”
Aplica-se a: Mac OS (qualquer navegador) com certificados armazenados no keychain, ou seja, certificados A1 (não ocorre com certificados em smart card ou token USB).
Esse erro é decorrente de uma condição específica presente em determinados computadores com Mac OS. Para contorná-la, siga os passos abaixo:
- pressione Command + barra de espaço;
- digite Keychain Access e pressione return;
- no painel à esquerda, na seção Keychains, clique no item login;
- também no painel à esquerda, na seção Categoria, clique no item Certificados;
- no painel central, identifique o certificado que deseja utilizar;
- expanda o certificado clicando na seta no início da linha;
- dê um duplo clique na chave do certificado;
- na aba Controle de Acesso, marque a opção Permitir que todos os aplicativos acessem este item;
- clique no botão Salvar Alterações.
Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!
Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.
especialista