Nova funcionalidade do SAJ torna busca processual mais rápida e estável

14/05/2019 | 2 min. de leitura

Os usuários do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) podem contar com uma ferramenta de busca processual muito mais eficaz. O SAJ Legal Search Engine acelera as pesquisas textuais em processos e as torna mais estáveis. A nova funcionalidade faz parte das garantias de evolução tecnológica oferecidas pela Softplan.

O SAJ Legal Search Engine reduz o tempo de consultas textuais no Gerenciador de Arquivos de 20 para apenas 1 segundo. Esta atualização no motor de busca processual deve melhorar de forma considerável a produtividade dos magistrados e servidores.

Para se ter uma ideia, no Tribunal de Justiça do Amazonas, 59% dos processos em andamento tramitam pelo SAJ. Além disso, o sistema armazena mais 2,4 milhões de processos judiciais em outras situações. Ao todo, são cerca de 6 milhões de documentos de diversos tipos que precisam ser consultados com frequência. A nova funcionalidade de busca deve afetar também a performance do SAJ de forma geral:

“As buscas textuais costumam exigir muito do sistema. A partir da otimização que o SAJ Legal Search Engine propõe, o SAJ ficará livre para melhorar a performance de outras ações. O gerenciamento das unidades judiciais será muito mais dinâmico”, disse Luis Fernando Fausto, diretor de Tecnologia da Softplan.

Automação ajudará nas buscas de documentos

O SAJ Legal Search Engine foi desenvolvido a partir de um estudo aprofundado sobre experiência do usuário.

“Mapeamos que um dos problemas crônicos considerados pelos usuários era a lentidão das buscas no banco de dados. Esta nova tecnologia chega para otimizar ainda mais o trabalho dos servidores e membros dos Tribunais, garantindo muito mais eficiência nas buscas por processos e documentos”, explica Fausto.

Para o novo mecanismo de busca, foi criado um banco de dados não-relacional que, por meio de algoritmos de automação, sincroniza as informações do banco de dados do Tribunal. Assim, o SAJ Legal Search Engine deixa o banco de dados principal livre para as demais operações processuais.

Os ganhos com a nova funcionalidade serão percebidos diariamente pelos usuários. Além do ganho de tempo (ver quadro), foram eliminados os travamentos e a inconstância nas buscas dentro do Gerenciador de Arquivo e na Consulta de Processo. A ferramenta também possibilitará buscas em períodos maiores que 1 mês.

Gerenciador de Arquivos Antes Hoje
Busca textual 20 segundos < 1 segundo
Pesquisa de processo* 400 milésimos de segundo 600 milésimos de segundo
Pesquisa comum 2 a 3 segundos < 1 segundo
Todas as pesquisas 1,5 segundo 600 milésimos de segundo
Consulta de Processo 2 a 5 segundos 2 segundos

* Imperceptível para os usuários

 

Leia também

Como a tecnologia facilita a busca por informação sobre processo judicial

O que esperar das inovações na Justiça em 2019

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram