3 passos para aumentar a produtividade no Tribunal

31/05/2019 | 2 min. de leitura

Ao enxergar o uso de um software que faça a gestão dos processos judiciais como uma solução para o Judiciário, os Tribunais de Justiça resolveram problemas como a facilidade em realizar a tramitação e a transparência de dados. Além de promover uma transformação digital.

Porém, ainda existem alguns déficits. A exemplo da capacidade dos Tribunais em dar vazão ao volume de casos ingressados.

Conferir excelência operacional tende a ser um desafio quando não há sinergia entre a ferramenta utilizada no Tribunal, os processos de gestão e as pessoas que realizam estas atividades. Identificar os problemas e trabalhar nas soluções se mostra necessário. E para isso, não há uma fórmula. Cada Tribunal tem seu método de trabalho e cada operador do Direito possui diferentes expertises.

Como aumentar a produtividade no Tribunal?

É importante entender que não há como isolar as ações que possibilitam aumentar a produtividade no Tribunal. Algo que é fundamental para o sucesso nas entregas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao cidadão. Entenda como equilibrar os investimentos com os retornos:

Capacitação de pessoas

Após adentrar o mundo da tecnologia, o Tribunal necessita de uma visão que conecte as diversas funções do software que realiza a gestão de processos judiciais. Pensar, planejar e executar em conjunto com a solução jurídica são medidas extraídas da capacitação dos usuários. Além disso, com a capacitação, é possível entender como o usuário se comporta e qual a melhor forma de produtividade e desempenho de cada um.

Mapeamento de processos

Processos bem organizados de forma lógica e integrada podem entregar mais valor tanto ao Tribunal quanto ao cidadão. Isso porque, em conjunto com a capacitação, é possível entender o fluxo de trabalho, compartilhar conhecimento entre as equipes e entender os erros atuais a fim de melhorá-los.

Basicamente, ao mapear os processos, cada um compreende o que precisa ser feito, quando precisa ser feito e quais os resultados esperados dentre as atividades no Tribunal.

Conhecimento da ferramenta

A ferramenta, ou um software, fica entre a conexão de pessoas e processos. Ela auxilia todo na execução de tarefas, fornecendo a tecnologia que organiza e compartilha a informação. Assim, facilita os controles e promove uma visão estratégica.

Uma ferramenta, por si só, não promove todo o resultado esperado na produtividade, no controle e no desempenho de uma instituição. É necessário que pessoas coloquem em suas bases as informações, que processadas de maneira consistente e contínua, gerarão uma importante fonte de decisão e controle.

Conclusão

Pessoas, processos e tecnologia formam uma tríade essencial no aumento de produtividade do Tribunal. Uma tecnologia sem pessoas comprometidas não gera um grande sucesso de maneira isolada.

É preciso treinar e motivar as pessoas para que se integrem e compreendam plenamente os processos, buscando seu melhoria contínua e fazendo uso da tecnologia mais adequada para isso.

Os Tribunais podem utilizar expertises internas para realizar as melhorias ou então contratar especialistas que façam este tipo de consultoria.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram