Em cinco anos, Judiciário catarinense deve estar 100% digital
Os avanços do processo digital no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foram destaque esta semana no site da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e no Blog do Prisco. Conforme ressalta a matéria divulgada nos dois portais, desde 2014 os processos só ingressam de forma digital na instituição, por meio do Sistema de Automação da Justiça para Tribunais (SAJ Tribunais). O acervo de processos, no entanto, ainda comporta cerca de 1,6 milhão de ações em papel, conforme levantamento realizado no final do último ano. A expectativa, segundo a notícia, é de que, em cinco anos, o TJSC esteja 100% digital.
Leia mais
Por que o processo digital é um aliado do meio ambiente?
Vídeo: TJSC avança na adoção do processo digital
Cartório do Futuro: iniciativa ganha força pelos estados brasileiros
O servidor Lucídio José Garbin, que coordena o Programa de Digitalização de Processos, declarou ao site da AMC que só será necessário digitalizar a metade do acervo, pois o restante dos processos será finalizado antes que seja alcançado.
De acordo com dados divulgados pela matéria, cada processo possui, aproximadamente, 100 páginas, que representam 160 milhões de folhas impressas, somando um peso de 800 toneladas. Com a entrada de novas ações no formato digital, cerca de 1 milhão por ano, o TJSC deixou de imprimir anualmente 500 toneladas de papel.
O texto também cita que em um ano de distribuição de processos digitais o Estado economizou R$20 milhões somente com insumos físicos, como papel, grampo, colchete e tonner de impressora. “A utilização de ferramentas de automação geram mais eficiência e celeridade no atendimento, em contraposição a menor necessidade de agregação de mão de obra. As pessoas que já trabalham nos processos terão uma atividade mais valorizada e qualificada, voltada diretamente à análise e trabalho com o conflito”, declarou o juiz André Alexandre Happke ao site.
Saiba porque um Judiciário 100% digital é benéfico ao meio ambiente
- 12 árvores são necessárias para produzir uma tonelada de papel;
- 540 mil litros de água, em média, são destinados à produção de uma tonelada de papel. Há também o gasto com combustível nas etapas de transporte;
- 44 quilos de papel são produzidos anualmente pelo brasileiro. Nos Estados Unidos, o gasto per capita é de 200 quilos de papel por ano.
Confira a matéria original na Associação dos Magistrados Catarinenses
Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!
Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.
especialista