SAJ: evolução permanente, entregas de valor

22/05/2019 | 3 min. de leitura

SAJ - Evolução permanente, entregas de valor

Evolução permanente. Entregas constantes. O novo SAJ não é apenas um produto único, “encaixotado”. É mais do que isso: um conjunto de inovações para cumprir tarefas e resolver desafios em todos os setores das instituições da Justiça. Com a sexta geração do SAJ, a Softplan está repensando as soluções que já existem e vai apresentar novas tecnologias para o ecossistema jurídico.

Para cumprir o propósito de garantir a evolução do SAJ, desenvolvemos uma área dedicada à gestão de produto. A premissa dessa equipe multidisciplinar é usar técnicas de Customer Experience, Lean Inception, Design Thinking, entre outras, para atender as necessidades das personas, e não mais dos processos. Ou seja, todas as soluções são pensadas com foco na produtividade e satisfação dos usuários.

Algumas das funcionalidades e soluções do novo SAJ já estão em funcionamento nas instituições públicas. Outras estão previstas para os próximos meses. Conheça mais sobre o que já apresentamos na sexta geração do Sistema de Automação da Justiça:

LEIA Precedentes

Primeiro projeto aplicado para a Justiça Estadual a utilizar Inteligência Artificial na classificação de processos. A LEIA Precedentes atua na identificação de casos candidatos à vinculação em temas de precedentes. Esses processos ficam suspensos até que casos semelhantes tenham uma decisão em instância superior ou, em casos já julgados, possam ter uma decisão praticamente instantânea ao ser aplicada a tese vencedora. 

Executada num primeiro ciclo em cinco Tribunais, em um universo de 1,9 milhões de processos, a LEIA Precedentes identificou 168.504 processos vinculáveis (9% do total). Isso numa análise para somente 50 dos quase 3,8 mil temas de precedentes levantados pelo CNJ.

Radar de Acompanhamento da Violência Doméstica

A tecnologia como aliada no combate à violência doméstica. Essa é a proposta do Painel de Acompanhamento de Violência Doméstica, solução desenvolvida pela Softplan para Ministérios Públicos.  

A ferramenta utiliza Inteligência Artificial para ajudar as instituições a identificar casos que se enquadram na Lei Maria da Penha, mas não foram protocolados como tal. O Painel também extrai dados estratégicos para o combate à violência, como perfil das vítimas, data e horário das ocorrências e informações demográficas. 

O Painel de Acompanhamento de Violência Doméstica possibilita que mais vítimas tenham seu direito à proteção assegurados, bem como melhora o índice de atendimento e prevenção de casos. Quem ganha é a sociedade. 

Diligências Digitais

Aplicativo para dispositivos móveis que permite que o Oficial de Justiça devolva seus mandados pelo celular, sem precisar ir ao Fórum.  A solução torna digital o fluxo das diligências judiciais e fornece o acesso aos mandados, permitindo a geração e o envio remoto das certidões das diligências. 

Com isso, as diligências são cumpridas mais rapidamente, otimizando rotas e economizando com a impressão de papéis. A Central de Mandados e o Tribunal de Justiça passam ter mais controle do cumprimento das diligências, já que o Oficial de Justiça consegue atualizar a situação dos casos em tempo real por meio de dispositivos móveis. 

SAJ Advanced Database Connector

Esta funcionalidade é uma atualização da biblioteca de programação para o acesso ao banco de dados do SAJ. Representa uma melhora significativa dos servidores suportando a transição de bilhões de dados. É um dos pré-requisitos para que a instituição receba as inovações do SAJ.

SAJ Legal Search Engine

Atualizamos o mecanismo de buscas textuais e processuais do SAJ. A nova tecnologia funciona por automação, e os ganhos são diretamente percebidos pelos usuários durante a rotina de trabalho: os resultados das consultas são praticamente instantâneos, na casa dos milésimos de segundos.

Novo portal e-SAJ

A primeira solução “com cara” da nova geração do SAJ. A nova versão do sistema de peticionamento eletrônico já está sendo acessada por mais de 340 mil usuários em cinco Tribunais de Justiça. Apresenta nova e moderna interface gráfica, seguindo os melhores padrões de UX. É um case de sucesso de implantação e satisfação dos usuários.

O que vem por aí

Todas as entregas do novo SAJ são constantes, de acordo com as necessidades de cada instituição. Inclusive, contratualmente elas são donas do código-fonte — podem personalizar o sistema conforme suas preferências. Mas pensar e desenvolver novas soluções é a expertise da Softplan.

Para os próximos meses, apresentaremos uma completa repaginação na área de trabalho dos magistrados, promotores, procuradores e servidores. Também estamos redesenhando nossa ferramenta de cálculo penal. E entregaremos uma solução moderna e inovadora para a gravação de audiências judiciais. Essas são apenas algumas das nossas próximas novidades. Muito mais está por vir.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram