Inovação na Softplan: o projeto Hércules nas Procuradorias
O novo projeto da Unidade de Justiça (UNJ) da Softplan é inspirado na mitologia grega. O projeto Hercules atua para garantir a expansão e a sustentabilidade do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) para Procuradorias Municipais.
Durante o PGMBox Day, evento realizado com a participação de gerentes e coordenadores da UNJ, melhorias e adequações foram propostas para o Sistema. Assim surgiu o Projeto Hércules e o seu primeiro trabalho: aumentar a satisfação do cliente em relação à estabilidade da solução.
O gestor de projetos, Marcio Marafon, conta que “11 equipes da UNJ estão empenhadas em encarar os desafios da inovação e da qualidade para concluir os trabalhos designados”.
Primeiro trabalho de Hércules na PGM
As ações que moveram essa primeira etapa do Projeto Hércules foram divididas em 12 atividades. Marcio esclarece que “as tarefas foram divididas em ordem de prioridade, com o objetivo de melhorar ainda mais a satisfação dos clientes”.
As atividades são:
- Priorização de salts e correção dos principais problemas;
- Diagnóstico da infraestrutura do cliente e troca do sistema via WebConnection por Socket;
- Desenvolvimento de aplicação de criptografia;
- Melhorias no log do sistema com o uso do Eurekalog;
- Implantação do programa de inconsistências;
- Priorização interna de consumo de banda;
- Testes de infraestrutura do cliente na Amazon;
- Desenvolvimento do novo modelo de integração;
- Correção da Geração de Pendências na Intimação;
- Melhoria na Geração do Arquivo da Dívida Ativa;
- Implantação do novo fluxo de Suporte.
“Em um prazo de 60 dias para realizar a primeira parte do projeto e através de reuniões de acompanhamento semanais, planos de ações estratégicos focados no resultado e um enorme engajamento de todo o time, resultados efetivos foram alcançados e conseguimos com sucesso vencer essa primeira batalha”, afirma Márcio.
Softplan recebe procuradores para debater tendências e inovações na Justiça
Resultados iniciais do Projeto
A equipe do SAJ Procuradorias utilizou o Net Promoter Score (NPS), uma metodologia de pesquisa que mede a satisfação dos clientes SAJ e os resultados trouxeram um aumento de 90% no nível de satisfação com o projeto.
Segundo o gestor do projeto, atualmente a equipe liga periodicamente para as Procuradorias que utilizam o SAJ, com intuito de saber como está a estabilidade da solução e se o usuário necessita de algo.
Marcio acrescenta que esta atividade ajudou a entender melhor as demandas e trouxe agilidade para a UNJ.
“Pegamos algo que as pessoas achavam impossível e tornamos possível. O prazo era de 60 dias, altamente desafiador. Mas em 30 dias já estávamos validando que nossas ações estavam surtindo efeito”, diz.
Melhorias no SAJ
O procurador de Guarujá, Guilherme, observou que melhorias foram, de fato, realizadas. A transição das filas do fluxo de trabalho e a velocidade de abertura foram destacadas por ele.
Márcio conta:
– O Projeto continua com seu exército na busca por ações que já estão proporcionando melhores experiências para os usuários do SAJ Procuradorias.
Próximos passos do Projeto Hércules
Novos trabalhos do Projeto Hércules já estão sendo organizados e serão realizados nos próximos meses. Dentre eles está a implantação de customer success, além da atualização da solução para a versão 4.0.20-0x e o PGMBox 2.0, que consiste na reformulação do produto.
O desenvolvimento de novas funcionalidades e a evolução do SAJ Procuradorias são destacados pelo coordenador de operação, Ricardo Subires. Segundo ele, funcionalidades como higienização de cadastros e novos modelos de integração da dívida ativa estão em desenvolvimento.
Subires complementa: “estamos criando um comitê de produto onde vamos ter a participação de um representante da área comercial, da operação, de produtos e a diretoria da Softplan, justamente para a gente entender a demanda do mercado e do cliente”.
Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!
Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.
especialista