Procuradoria-Geral de Recife inova com uso do processo digital
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Recife já está trabalhando com processos digitais. Hoje foi concluída a fase de implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) no módulo Consultivo.
Até maio do próximo ano, as demandas e os processos correntes do Contencioso e Execução Fiscal serão feitas por meio do Sistema.
A assinatura do contrato com a Softplan, empresa que desenvolve o SAJ Procuradorias, foi feita em maio de 2014. Na oportunidade, o secretário de Assuntos Jurídicos, Ricardo Correa afirmou que a “adoção do software é essencial para a modernização da PGM. O SAJ também proporcionará um controle sobre o acervo da Procuradoria”.
De lá para cá, foram discutidas as principais necessidades da PGM para a adequação às funcionalidades do Sistema. Procuradores também já passaram por capacitações para tirar o melhor proveito do SAJ. Até maio de 2015, a tramitação será eletrônica nos módulos Consultivo, Contencioso e Execução Fiscal.
Aumento na arrecadação municipal, celeridade e gestão dos procedimentos administrativos da Procuradoria, criação de banco de modelos de documentos, transparência na atuação e redução significativa do uso de papel são alguns dos benefícios verificados com a adoção do SAJ Procuradorias. Na Prefeitura de Florianópolis, que utiliza a solução desde 2006, a arrecadação municipal aumentou 317%. Por conta destes resultados, a expectativa do Comitê Gestor do projeto é bastante positiva. Já o coordenador de TI, Vinicius Viana, destaca que a implantação foi satisfatória.
Cronograma
Em janeiro, profissionais da Softplan estarão na Procuradoria para fazer o levantamento de informações e conhecer a rotina da Procuradoria. Em março, o SAJ Procuradorias entra em produção no Contencioso Judicial. Já em maio, é a vez da Execução Fiscal Eletrônica passar pela digitalização.
Nesta última etapa, haverá a integração com o sistema de dívida ativa do município. Uma semana antes do SAJ ser implantado, os procuradores passam por capacitações e treinamentos. Além da implantação, a Softplan disponibiliza o acompanhamento assistido de uso do Sistema.
Principais resultados do SAJ Procuradorias
Em Florianópolis, a solução é utilizada na Procuradoria Geral do Município desde 2006. Uma pesquisa apontou que, em média:
- O SAJ Procuradorias diminuiu o tempo de ajuizamento dos processos em 97,34% — reduzindo de 276 dias nos processos físicos para 58 horas nos processos digitais;
- Com o processo eletrônico e o Aviso de Recebimento Digital para citação, o prazo para citação — que poderia durar meses — foi reduzido para um tempo médio de 15 dias;
- Desde a implantação e integração eletrônica com as varas de execução fiscal da Comarca, houve um aumento de 317% na arrecadação anual;
- Em até um ano, cerca de 33% dos executados citados em processo eletrônico buscaram negociação, contra 2,44% em processos físicos — o que representa um um incremento de 13,7 vezes;
- 23% dos contribuintes citados regularizaram suas dívidas em até seis meses.
Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!
Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.
especialista