Ministério Público do Estado do Acre amplia integração com TJ e conta com nova versão do SAJ
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) ampliou a integração com o Tribunal de Justiça. Além disso, uma nova versão do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), solução usada para gestão dos processos judiciais e extrajudiciais, será implantada ainda neste mês de fevereiro.
A integração entre os sistemas do MP e do TJ foi estendida à segunda instância. Os membros vão poder fazer modelos e peticionar diretamente pela solução, sem ter que fazer isso fisicamente ou acessando o portal e-SAJ do TJAC – o que garante mais celeridade e praticidade ao andamento das atividades.
Antes, o cadastramento e a distribuição dos processos era realizada de forma manual. Com a integração, estes passos são feitos em lote e de forma automatizada. Fim de atividades mecânicas e burocráticas, além da distribuição equânime de processos entre os membros, são os resultados esperados. O SAJ registra integralmente a produtividade, o que facilita a aferição dos dados feita pela Corregedoria.
Benefícios da nova versão do SAJ
A nova versão do SAJ entra em vigor ainda neste mês de fevereiro. Mais moderna e adaptada para as necessidades do MPAC, promove estas facilidades:
- Peticionamento eletrônico;
- Recebimento de ações;
- Consulta de processos;
- Distribuição equânime entre cada procurador;
- Sem atividade humana no cadastro dos processos, o que diminui inconsistência e erros cadastrais.
Para potencializar as práticas de uso do sistema SAJ, servidores do Acre passaram por treinamentos na sede da Softplan, em Florianópolis, nos dias 24 a 27 de janeiro. O objetivo foi tirar possíveis dúvidas e repassar as novas funções da versão 02.00.17-18.
O chefe de gabinete da Procuradoria Adjunta para Assuntos Jurídicos, Thiago da Silva Campos, afirma que com o treinamento e a nova versão, o trabalho feito passará a ser direcionado para atividades mais especializadas.
“Vamos parar de perder tempo com atividades mecânicas para exercer, de fato, uma atividade verdadeiramente analítica e de Direito”, finaliza.
Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!
Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.
especialista