Transformação digital no MPCE: Equipe do SAJ conhece rotina nas promotorias
Equipes da Softplan visitaram as seis primeiras promotorias que receberão o SAJ no Ministério Público do Ceará. Agora, o sistema está sendo adaptado para a rotina de trabalho na instituição.
A transformação digital no MPCE está avançando. As visitas para levantamento de dados foram feitas nas seis promotorias onde o SAJ será implantado de forma piloto. E a expectativa dos servidores e membros é grande.
“A equipe da Softplan, juntamente com a nossa TI, entrevistou membros e servidores desses órgãos para entender as peculiaridades de sua atuação. Atualmente, as equipes estão envolvidas nas configurações do sistema e na criação do ambiente para o recebimento dessa nova tecnologia”, explicou o secretário-geral do MPCE, Haley Filho.
Em Fortaleza, a 1ª Promotoria de Saúde é uma das que tem o maior volume de processos. Entre os problemas da falta de automação está o retrabalho no preenchimento de dados e o pouco controle de prazos.
A técnica-ministerial Sônia de Souza Dias conta que muito tempo é perdido no preenchimento de dados tanto no sistema atual quanto nos livros físicos. E que muitos prazos são perdidos porque o controle é feito manualmente. Por isso ela acredita que a implantação do SAJ vai melhorar a situação.
“Acho que vai melhorar, vai extinguir algumas das funções que a gente perdia muito tempo. Pequenas burocracias. E vamos ganhar tempo para nos dedicar a outras questões importantes. Porque tudo aqui na procuradoria da saúde é muito prioritário”, disse.
“Estou um pouco receosa. São muitas mudanças. Mas acho que passada a primeira fase de adaptação, vai ser bem positivo”, concluiu.

Primeira etapa da transformação digital no MPCE
O Sistema de Automação da Justiça (SAJ MP) será implantado de forma piloto em seis promotorias. Todas elas são na região da Grande Fortaleza: além da Capital, nas cidades de Horizonte e Maracanaú. Depois, a transformação digital no MPCE será expandida para todas as unidades.
“O primeiro passo do projeto foi o levantamento de dados feito pela equipe da Softplan. Durante as visitas, os analistas conheceram a rotina de trabalho atual dos servidores e membros”, explicou o diretor-executivo da Softplan, Ilson Stabile.
Com os dados em mãos, o sistema é adaptado de acordo com as necessidades e instalado nas unidades-piloto.
Então vem a etapa de capacitação, marcada para início de outubro. É neste momento que os servidores e técnicos serão treinados para conhecer todas as funcionalidades do SAJ. E só depois que o sistema estiver rodando 100% que ele será expandido para todas as unidades do MP no Estado do Ceará.
Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!
Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.
especialista