Softplan recebe comitiva do Ministério Público do Amazonas

12/04/2019 | 3 min. de leitura

MPAM visita sede da Softplan em Florianópolis

Uma comitiva do Ministério Público do Amazonas (MPAM) esteve nesta quinta-feira, 11, na sede da Softplan em Florianópolis. É a primeira visita depois da assinatura de contrato com a empresa para a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) na instituição.

Representaram o Ministério Público do Amazonas a promotora Cley Barbosa Martins, coordenadora do Grupo Gestor do SAJ; o promotor Márcio Fernando Nogueira Borges de Campos, coordenador adjunto do Grupo Gestor do SAJ; e o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Mauro Roberto Veras Bezerra.

A quinta-feira foi reservada para apresentações. Primeiro, a comitiva conheceu a estrutura da sede da Softplan, localizada no centro de inovação Sapiens Parque, em Florianópolis. Depois, o grupo foi apresentado à equipe do SAJ Ministérios Públicos, liderada pelo gerente de Produto Kleber Teixeira, que ficará responsável por atender as demandas do MPAM.

Também foram realizadas apresentações sobre as metodologias de produção da Softplan, o modelo do projeto de implantação do SAJ MP e as algumas das inovações da próxima geração do sistema.

“Essa aproximação é muito importante para a parceria entre o MPAM e a Softplan. Ficamos muito contentes com a oportunidade de mostrar a forma que trabalhamos e adiantar um pouco das novidades que vocês receberão nos próximos anos”, disse o diretor-executivo, Ilson Stabile. Em conversa com o trio, Stabile deixou claro que a sede da Softplan também é casa do MPAM.

Expectativa positiva com as mudanças no MPAM

“Eu vinha com uma expectativa e tudo foi muito além do esperado. Em todos os sentidos: estrutura física, os locais, ambientes, as pessoas, tudo muito moderno e avançado. Imagino que o que virá pela frente está basicamente par a par com o que estou vendo aqui de concreto”, disse a promotora Cley Martins sobre a visita à Softplan.

Como coordenadora do Grupo Gestor do SAJ, ela trabalha para que a implantação seja feita com a participação de todos os membros do MPAM. “Para que todo mundo entenda e seja parceiro nessa caminhada”.

“A nossa visita tem sido extremamente proveitosa. As palavras que eu mais ouvi hoje na empresa são mudança e evolução. Ou seja, a Softplan se propõe a evoluir constantemente e se permite mudar. Queremos agregar esta mentalidade ao MP. Que ele possa evoluir com a ferramenta que estamos adquirindo. Permitir mudança, permitir evolução e otimizar a prestação de serviço à população”, disse o promotor Márcio de Campos.

Gerente de produto Kleber Teixeira apresenta a equipe do SAJ MP aos representantes do MPAM
Gerente de produto Kleber Teixeira apresenta a equipe do SAJ MP aos representantes do MPAM.

Implantação será de forma gradual

“Conhecemos aqui um centro de criação muito interessante. E para nós, que somos do setor público, é importantíssimo interagir e trazer essas ideias inovadoras para dentro da administração pública”, disse o promotor Mauro Bezerra.

A expectativa é de que o SAJ seja implantado nas unidades da Região Metropolitana de Manaus em 12 meses. A primeira etapa do projeto será entre abril e maio, com o levantamento de informações sobre o trabalho no MPAM. Com isso, as equipes técnicas da Softplan poderão configurar o sistema de acordo com as necessidades dos membros e servidores.

A implantação é feita de forma gradual. Os primeiros trabalhos são realizados de forma piloto em algumas promotorias escolhidas. Com isso, é possível reduzir os impactos, monitorar incidentes e garantir qualidade nas entregas. A partir disso, outras unidades começam a receber o SAJ MP, ao mesmo tempo em que os usuários passam por treinamentos e acompanhamentos in loco.

“Entre os membros e servidores, há uma certa ansiedade para conhecer a ferramenta e uma expectativa de que vá ser uma mudança para melhor”, declarou o dr. Márcio de Campos.

Sobre o SAJ no MPAM

A parceria entre Softplan e Ministério Público do Amazonas foi consolidada no dia 11 de março, com a assinatura do contrato para a implantação do Sistema de Automação da Justiça. O ato teve uma solenidade na sede do MPAM.

Estiveram presentes na solenidade representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas, que também conta com a solução SAJ. Depois de finalizada a implantação no MPAM, as duas instituições terão integração total na troca de informações.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram