SAJ Ministérios Públicos entra em operação no MPAM

28/08/2019 | 3 min. de leitura

SAJ-Ministérios-Públicas-entra-em-operação-no-MPAM-01

Membros e servidores do Ministério Público do Amazonas tiveram nesta semana o primeiro contato com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Desde segunda-feira, usuários da fase piloto da implantação participam de treinamentos e acompanhamento assistido de uso do sistema.

Os trabalhos desta semana representam o início da operacionalização do SAJ Ministérios Públicos no MPAM. Cinco Promotorias e três centros de apoio foram selecionados para receber a etapa piloto do projeto de implantação.

“Esta é uma etapa importante do projeto. É a oportunidade para acompanharmos e realizar adaptações, diminuindo os impactos para o passo seguinte, que é a expansão para todas as unidades da região metropolitana de Manaus”, explica o gerente de produto do SAJ Ministérios Públicos, Kleber Teixeira.

Nos dias 26 e 27, os membros e servidores participaram de treinamentos. Em seguida, os processos extrajudiciais dessas unidades foram migrados para o SAJ Ministérios Públicos. A partir disso, até o dia 30, os usuários terão acompanhamento assistido dos consultores da Softplan, que ajudarão a esclarecer dúvidas sobre o uso do sistema.

A promotora Cley Martins, coordenadora do Grupo Gestor do SAJ Ministérios Públicos, participou do treinamento. Ela agradeceu a presteza dos participantes da etapa piloto do projeto.

“Quero agradecer aos promotores que se colocaram, corajosamente, como voluntários para iniciar esse projeto de automação no MPAM que visa o que todos queremos: solucionar os problemas que chegam até nós. Para isso, vamos otimizar o trabalho do Ministério Público, automatizar diversas tarefas que demandam tempo e esforço, para permitir que o membro ministerial possa pensar mais e dedicar maior atenção à busca de soluções que atendam aos anseios da sociedade.”

O SAJ Ministérios Públicos é um sistema de gestão completo para as instituições da Justiça. Por meio da tramitação de processos digitais e da automação de tarefas, as instituições obtêm resultados em produtividade, transparência, economia de gastos e sustentabilidade. Além do MPAM, outros cinco Ministérios Públicos contam com o SAJ: Acre, Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Promotora Cley Martins, coordenadora do Grupo Gestor do SAJ, parabenizou empenho dos promotores. Foto: Gustavo Sanpi/ASCOM MPAM

Trabalhos no MPAM começaram em maio

O ponto de partida da implantação do SAJ Ministérios Públicos começou oficialmente em 15 de maio, com a apresentação do cronograma e levantamento dos requisitos necessários. Em seguida, entre 20 e 29 de maio, o consultor do produto realizou o levantamento de dados das promotorias piloto. Após essa etapa a equipe iniciou a preparação do ambiente digital e as integrações com o sistema do Tribunal de Justiça do Amazonas, que utiliza o SAJ Tribunais.

A etapa de configurações das promotorias piloto e da infraestrutura foi concluída em 16 de agosto. Na semana seguinte, o trabalho foi validado pelo MPAM. Todas as etapas do projeto de implantação do SAJ Ministérios Públicos são feitas em parceira entre as equipes técnicas da Softplan e da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPAM.

“Queremos dar o melhor sempre, e é muito bom contar com o empenho e esforço de todos. Isso é um avanço, é a história do MP que está sendo modificada. Estamos dando um passo muito grande para melhorar o trabalho no MP, e é isso o que a gente quer: trabalhar com uma ferramenta que nos atenda, que tenha a nossa cara. Então, que possamos caminhar juntos rumo a esse objetivo”, ressaltou a promotora Cley Martins.

Implantação do SAJ Ministérios Públicos está dentro do cronograma

Cinco promotorias e três centros de apoio participam da etapa piloto:

  • 9ª Promotoria de Justiça de Manaus
  • 34ª Promotoria de Justiça de Manaus
  • 55ª Promotoria de Justiça Especializada da Defesa dos Direitos Humanos à Educação
  • 59ª Promotoria de Justiça Especializada da Defesa dos Direitos Humanos à Educação
  • 94ª Promotoria de Justiça de Manaus
  • Centro de Apoio Operacional à Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão e Consumidor
  • Centro de Apoio Operacional das Promotorias Cíveis
  • Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais

A etapa seguinte do cronograma de implantação contemplará os Centros de Apoio, com levantamento de dados, configurações e capacitação e acompanhamento assistido. O mesmo procedimento será aplicado, consecutivamente, a outras unidades: Ouvidoria, Corregedoria, demais Procuradorias e Conselho Superior.

A previsão é que a implantação do SAJ Ministérios Públicos na região metropolitana de Manaus esteja 100% concluída em maio de 2020.

Leia também

TJAM melhora prestação jurisdicional com gestão voltada à tecnologia

Softplan recebe comitiva do Ministério Público do Amazonas

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram