Softplan lança integração entre SAJ Ministérios Públicos e SEEU

01/07/2020 | 2 min. de leitura

O SAJ Ministérios Públicos, sistema de gestão processual mais completo do setor, foi atualizado no mês de junho com a integração com o SEEU, o Sistema Eletrônico de Execução Unificada. Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o SEEU é a plataforma que uniformiza a gestão de processos penais em todo o país. A integração facilita o trabalho nas Promotorias de Justiça de Execução Penal.

A integração com o SEEU permite que os membros e servidores das unidades criminais centralizem seus trabalhos dentro do SAJ Ministérios Públicos. Isso facilita a gestão dos processos penais por parte dos promotores, que não precisam mais acessar um segundo sistema para receber intimações ou peticionar.

A integração SAJ Ministérios Públicos/SEEU é feita via Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), e contempla:

  • Importação de intimações
  • Ciência das intimações
  • Peticionamento intermediário
  • Visualização de documentos e movimentação do processo no Tribunal.
  • Distribuição automática
  • Uso de modelos de documentos
  • Peticionamento e assinatura em lote

“As integrações são uma das premissas do Sistema de Automação da Justiça. Entendemos que as instituições precisam buscar as melhores ferramentas para prestar um serviço de excelência à sociedade. E como desenvolvedora do SAJ, a Softplan tem o papel de integrar essas diversas soluções com toda a gestão processual dos órgãos de Justiça, sem impacto no dia a dia dos usuários.”, disse o gerente de produto responsável pelo SAJ Ministérios Públicos, Kleber Teixeira.

Integração com SEEU beneficia MPMS

A integração com o SEEU foi desenvolvida em parceria com o Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS). Em junho, foi implantada de forma piloto em uma Promotoria de Execução Penal da Capital. Segundo o promotor de Justiça Paulo Zeni, presidente do Comitê Gestor do SAJ na instituição, os resultados foram positivos.

“O CNJ, consciente das limitações do SEEU, nos deu todo apoio e contribuição para realizarmos a integração.  Com a implantação da Promotoria piloto na Capital, obtivemos rapidamente bons resultados, e em poucos dias de trabalho já sentimos segurança para implantar em todas as Procuradorias de Justiça de Execução Penal. Neste momento, todas as unidades já estão operando dentro do SAJ Ministérios Públicos e se comunicando com o SEEU pela integração”, explicou.

A experiência no MPMS será replicada nas próximas semanas para os demais MPs que utilizam a solução SAJ.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram