Inovação no Ceará: Ministério Público recebe nova versão do SAJ

23/07/2019 | 2 min. de leitura

O Ministério Público do Ceará já conta com a nova versão do SAJ Ministérios Públicos. Com o início da implantação do Sistema de Automação da Justiça no segundo semestre de 2018, o MPCE já conta com 1261 usuários ativos.

A implantação e a expansão visam fazer com que todas as promotorias, as procuradorias, a Corregedoria e o Conselho Superior do MP tenham o SAJ como sistema único. 

O SAJ Ministérios Públicos já está em mais de 85% das unidades do estado do Ceará. Estas unidades receberam a nova versão da solução no último dia 15 de julho. As demais, que ainda não passaram por uma implantação, receberão a nova versão já no primeiro contato com o SAJ.  

A expectativa é que a conclusão da implantação ocorra em setembro deste ano. A partir disso, os novos processos serão digitais, acompanhando, assim, o processo de digitalização do Tribunal de Justiça do Ceará. 

O que muda com a nova versão do SAJ

Pensada na experiência do usuário, a versão 3.1.1 possui melhorias na interface e na usabilidade, além de novas funcionalidades: 

Consulta aberta: novo módulo de consulta permite maior mobilidade com recurso fonético para pesquisas de processos e procedimentos no SAJ. 

Integração do SAJ MP com o Diário Oficial do MPCE: agora é possível, de forma automática, que o usuário faça publicações no DOE por meio da emissão de documentos. 

Adiantamento de cadastros: permite inclusão de anexos em cadastros do SAJ MP por meio do Portal MP. 

Controle de prazo: agora, o SAJ destaca a existência de intimações pendentes de recebimento e controla o prazo de manifestação lançando registro de pendências no sistema, além de facilitar a busca com novos filtros no fluxo de trabalho. 

Novo tela inicial: a maior mudança do sistema. A funcionalidade permite a personalização dos indicadores do dashboard do SAJ. A nova tela inicial fácil acesso aos novos indicadores e aos gráficos, apresentando a situação atual de sua lotação. 

Consultas externas: permite acesso, inicialmente, ao relatório de produtividade. Em futuras versões, novos relatórios serão ampliados.

Para o gerente de Produto da Softplan, Kleber Teixeira, a informatização do MPCE e a atualização do SAJ estão indo ao encontro da mudança tecnológica que o MP vem recebendo.

“O uso do SAJ no Ministério público é uma forma de fortalecer o passo de evolução da instituição. Isso resulta em mais oportunidade de trabalho e melhorias na produtividade”, conclui. 

Confira outras melhorias da versão 3.1.1. 

Capacitação no MPCE 

Junto com a nova versão, o MPCE recebeu o lançamento do projeto Quíron, portal de capacitação sobre o SAJ e suas funcionalidades. Com a proposta de aperfeiçoar a experiência no uso do SAJ, é possível encontrar, no Quíron, artigos vídeos-tutoriais e cursos sobre diversas funcionalidades. 

“O Quíron vem como uma forma de capacitação mais próxima ao usuário. Conforme o portal for acessado e passar por mais interatividade, nós poderemos evoluir na resposta de dúvidas sobre as funcionalidades. Assim, conseguimos tornar o dia menos complicado nos Ministérios Públicos”, fiz Kleber.  

Além disso, a equipe de Sucesso do Cliente (Customer Success) da Softplan, desenvolvedora do SAJ, realizou um webinar ao vivo sobre a nova versão do sistema. O intuito da ação é aproximar a tecnologia dos usuários finais, que puderam realizar perguntas sobre a nova versão do SAJ. O webinar está disponível na intranet do MPCE. 

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram