Ministério Público de Alagoas e Softplan realizam o II Fórum Estratégico de Soluções Tecnológicas

15/08/2019 | 2 min. de leitura

A tecnologia tem transformado o Ministério Público de Alagoas. Desde que iniciou o uso do Sistema de Automação da Justiça (SAJ MP), a instituição alagoana realiza a gestão de processos e procedimentos internos de forma digital.

Para aperfeiçoar ainda mais o SAJ MP, o Ministério Público do estado e a Softplan, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema, realizam na próxima segunda-feira (19), em Maceió, o II Fórum Estratégico de Soluções Tecnológicas para MPs.

“O uso da tecnologia SAJ tem colaborado para avanços significativos do Ministério Público em várias modalidades. A primeira delas foi permitir melhores condições de trabalho para os membros e servidores da instituição”, afirma Vicente José Cavalcante Porciúncula, Assessor Técnico da Procuradoria de Justiça de Alagoas e Presidente da Comissão do SAJ do Ministério Público. “Com o uso da tecnologia foi possível padronizar as informações, garantir segurança e transparência dos trabalhos institucionais e oferecer facilidades à sociedade por meio da comunicação direta com o órgão.”

Durante o evento serão realizados workshops para procuradores, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público de Alagoas com o intuito de discutir a tecnologia na Justiça e pensar novas funcionalidades para o SAJ MP.

“Nossa expectativa para esse Fórum é debater soluções que possam otimizar ainda mais os serviços prestados na defesa dos interesses públicos, notadamente ante a limitação de recursos”, acrescenta Porciúncula.

De acordo com Alexandre Vedovelli, executivo da Softplan, o objetivo do encontro é colocar os usuários do SAJ Ministérios Públicos no centro do planejamento estratégico, somando, assim, esforços para resolver desafios e pensar em novas soluções. “Durante o primeiro encontro, em Mato Grosso do Sul, tivemos mais de 110 ideias, entre as quais o aproveitamento da Inteligência Artificial e analytics, por exemplo, para a identificação de casos de fraudes e delitos”, ressalta Vedovelli.

Além de Alagoas, o Fórum também contará com edições pelos estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Acre, Ceará e Amazonas. A primeira reunião foi no dia 17 de junho em Campo Grande (MS).
Uma reunião de encerramento de ciclo está planejada para ocorrer na sede da Softplan, no final do ano. Nesta ocasião, serão reunidas e estruturadas todas as ideais surgidas em cada Estado.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram