MPAL recebe o 2º Fórum Estratégico de Soluções Tecnológicas

20/08/2019 | 2 min. de leitura

Membros do Ministério Público do Alagoas e da Softplan participaram do evento.
Foto: Alice Sima/Softplan

Transformação digital é, também, transformação de pessoas. Esse foi um dos temas discutidos no dia 19 de agosto em Maceió, Alagoas. Membros e servidores do Ministério Público de Alagoas (MPAL) participaram da segunda edição do Fórum Estratégico de Soluções Tecnológicas.

O Fórum Estratégico tem como objetivo colocar os usuários do SAJ Ministérios Públicos no centro do planejamento estratégico da instituição, somando esforços para resolver desafios e pensar em novas soluções. A primeira edição ocorreu em Mato Grosso do Sul, no primeiro semestre de 2019.

Para o assessor técnico da Procuradoria de Justiça de Alagoas e presidente da Comissão Gestora do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Vicente Porciúncula, o Fórum é fundamental para o futuro do MP.

“Hoje não temos como pensar numa instituição jurídica sem um sistema para gestão. Estamos num cenário de efervescência no que diz respeito a alteração tecnológica, especialmente na utilização de Inteligência Artificial. É preciso que tenhamos uma ferramenta que dinamize e dê melhores resultados ao trabalho da instituição e, em especial, à sociedade”, disse Porciúncula.

A transformação digital no MP

O workshop realizado no evento foi voltado para uma construção conjunta de soluções aos desafios da instituição. Futuramente, essas propostas serão planejadas para ser colocadas em prática junto à Softplan, desenvolvedora do SAJ Ministérios Públicos. Como isso, os membros e servidores poderão sentir os resultados de suas próprias ideias.

A programação do Fórum Estratégico também contou com palestras: “A transformação digital e os desafios para a gestão”, “Inovações e soluções em TIC” e, ainda, a apresentação da nova versão do SAJ MP.

Segundo Porciúncula, o workshop proporciona a concepção de novas ideias que fortalecem o SAJ:

“É possível ter, em breve, um sistema ainda mais adequado ao MPAL, a fim de prestarmos melhores serviços à sociedade. Assim, permitimos quem membros e servidores desempenhem suas funções da melhor forma possível.”

Sobre investimentos pessoais, o palestrante Alziro Rodrigues enfatiza que, apesar da existência de sistemas e dos avanços tecnológicos, as pessoas são indispensáveis no processo:

“A inovação está na base, e isso só é possível com a transformação digital. Porém, nada funciona se não existirem pessoas, e elas também precisam ser transformadas, onde quer que estejam. É uma atitude mais proativa de querer a mudança e fazer o melhor, entendendo que os sistemas só servem como suporte. São as pessoas que fazem a grande transformação”, disse Rodrigues.

Sobre o evento

As duas edições do Fórum Estratégico de Soluções Tecnológicas já somam mais de 150 ideias para aprimoramentos do SAJ. Todas foram concebidas por membros e servidores dos Ministérios Públicos de Mato Grosso do Sul e Alagoas. Os Estados do Acre, Amazonas, Ceará e Santa Catarina também receberão etapas do evento.

“Todas as ideias surgiram nos workshops das duas edições do Fórum Estratégico. Esperamos com isso aprimorar o SAJ para a realidade específica de cada rotina e, com isso, melhorar ainda mais a eficiência e produtividade nos Ministérios Públicos”, disse o executivo da Softplan, Alexandre Vedovelli.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram