MPMS recebe primeiro evento do Fórum Estratégico de Soluções Tecnológicas

27/06/2019 | 3 min. de leitura

Iniciativa pioneira no Brasil reúne as instituições que adotam a solução SAJ Ministérios Públicos para propor inovações no sistema.

Somar esforços para resolver desafios e pensar em novas ideias. Sob esta premissa, os Ministérios Públicos que adotam o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e a Softplan se juntaram em uma iniciativa inédita na Justiça brasileira. Com Fórum Estratégico de Soluções Tecnológicas para MPs, as instituições discutem como a transformação digital pode ajudar a melhorar a prestação jurisdicional por meio da tecnologia.

A proposta é trazer os usuários do SAJ Ministérios Públicos para o centro do planejamento estratégico. Levar em consideração as dores e necessidades deles na rotina de trabalho dentro das promotorias. E, a partir disso, pensar em soluções e novas funcionalidades a fim de melhorar a produtividade e a prestação de serviços à sociedade.

“Iniciativas como essa são espaços para trazer à tona as ideias que as pessoas têm em seu cotidiano e que muitas vezes são desperdiçadas por falta de um método sistematizado de captura, avaliação e, principalmente, de implantação”, disse o diretor-executivo da Softplan, Ilson Stabile.

Fazem parte do Fórum Estratégico os Ministérios Públicos do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Acre, Alagoas, Ceará e Amazonas.

Planejamento Estratégico do SAJ MPMS 03
Foto: Raysa Lopes/MPMS

Mato Grosso do Sul recebe a primeira etapa presencial

A primeira reunião presencial do Fórum foi no dia 17 de junho em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O evento, chamado de Planejamento Estratégico do Processo Eletrônico (PEPE), ocorreu na sede do MPMS e reuniu membros e servidores da instituição e representantes da Softplan.

Na abertura do evento, o procurador-geral de Justiça do MPMS, Paulo Cezar dos Passos, agradeceu a presença dos participantes. No discurso, reforçou a importância do encontro presencial na busca pela excelência dos trabalhos nos Ministérios Públicos.

A programação seguiu durante a manhã com palestras. O presidente do Comitê Gestor do SAJ no MPMS, Paulo César Zeni, falou sobre o “Panorama do Processo Digital” na instituição. Em seguida, o supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, apresentou o tema “Desdobramento do Planejamento Estratégico de TI no MPMS”.

O consultor em Planejamento Estratégico e Gestão, Dr. Alziro Rodrigues, falou sobre “Cenários da transformação digital” e “Desafios da transformação digital para a gestão”. Depois foi a vez das apresentações da Softplan. O agile coach Fábio Trierveiler levou o tema “Inovar ou não inovar”. E o executivo Alexandre Vedovelli falou sobre “Inovações e soluções em TIC”.

Planejamento Estratégico do SAJ MPMS 02
Foto: Raysa Lopes/MPMS

Ideias inovadoras serão colocadas em prática

Pela tarde, os membros e servidores do MPMS participaram de dinâmicas em grupo baseadas em metodologias de coleta e organização de dados para criar um painel de ideias para o SAJ Ministérios Públicos. O intuito foi “estressar” as sugestões, para que os promotores e assessores compreendessem a complexidade das mudanças técnicas no SAJ. Isso também ajudou o time da Softplan a entender as necessidades atuais dos usuários da solução.

“A gente conseguiu trocar muita ideia, pensar em muitas coisas para o futuro. A expectativa foi atendida. Agora, com a documentação compilada, vamos ver quantas ideias vamos colocar em prática”, disse o promotor de Justiça Paulo César Zeni.

A ideia do Fórum Estratégico de Soluções Tecnológicas para Ministérios Públicos é envolver nas discussões as seis instituições que utilizam o SAJ. Em 2019, cada Estado receberá um encontro presencial para expor as temáticas da transformação digital e realizar os workshops.

Uma reunião de encerramento de ciclo está planejada para ocorrer na sede da Softplan no final do ano. Nesta ocasião, serão reunidas e estruturadas todas as ideais surgidas nas dinâmicas em cada Estado. Definido o horizonte de entrega, os gestores dos MPs terão a oportunidade de discutir e priorizar o desenvolvimento das sugestões.

“A Softplan está feliz em participar e contribuir com esse projeto, que pretende coletar insights tanto para melhorias do SAJ, quanto especialmente dos processos de trabalho das instituições”, disse Ilson Stabile.

Leia também

Processo digital no MPMS: SAJ confere mais celeridade à gestão dos processos

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram