Encontro reúne presidentes dos Tribunais de Justiça do país em Manaus
Vinte e três Estados participam do 108º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça (CTJ). O evento acontece em Manaus nos dias 29 e 30 deste mês.
O encontro é um grande passo no processo de integração dos Tribunais de Justiça. Isso porque o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas é promovido, além do aprofundamento de temas jurídicos e das questões que possam ter repercussão nos Estados para uniformizar entendimentos.
Na programação, estão temas de grande relevância para o Poder Judiciário, como a “Padronização dos índices de atualização monetária no Poder Judiciário”, a “Resolução 219 do CNJ” e as perspectivas da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 159 – novo regime especial de precatórios.
Um dos destaques do encontro será apresentação dos resultados da transformação digital na Justiça brasileira.
Processo digital nos tribunais
“A Justiça brasileira vem apostando em projetos para implantar a tecnologia nos tribunais. Mas há pelo menos uma década já comprovamos a necessidade da consolidação do processo digital em larga escala”, diz Rodrigo Santos, diretor de Negócios e Serviços da Softplan, empresa que desenvolveu o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), implantado em vários estados do país.
“Sistemas, como o SAJ, provocam uma revolução silenciosa nas cortes. Automatizam rotinas, simplificam atividades e aproximam o Judiciário dos cidadãos. ” Rodrigo Santos faz palestra na sexta-feira, cujo tema será os resultados da transformação digital na Justiça brasileira.
Leia mais
Presidente do TJAM e comitiva visitam a Softplan, empresa que desenvolve o SAJ
MNI é a saída para a Justiça brasileira
Na mensagem enviada aos membros do colegiado, o desembargador Pedro Bittencourt Carlos Marcondes reafirmou a necessidade da Justiça Estadual se manter coesa e organizada. Ele comenta, também, do papel estratégico desempenhado pelo Conselho, no sentido de construir um discurso unificado e facilitar a atuação conjunta para a construção de políticas judiciárias que impactam nos Tribunais.
“Comprovadamente atuante e presente no dia a dia do cidadão, das empresas, instituições ou organizações, a Justiça Estadual precisa se organizar de acordo com a sua grandiosidade e relevância social”, disse o desembargador Bitencourt, que integra o pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça acontece no Tropical Manaus Ecoresort, na Ponta Negra, um dos cartões postais da capital amazonense.
Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!
Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.
especialista