UniSoft: projeto da Softplan promove inovação por meio do conhecimento

05/05/2020 | 3 min. de leitura

Com 29 anos de existência, a Softplan acredita que é possível fazer a diferença na vida das pessoas por meio da tecnologia. A transformação digital está promovendo mudanças profundas em segmentos importantes da sociedade, como Indústria da Construção, Justiça, Saúde e Administração Pública. Entretanto, para ser referência no ecossistema tecnológico, é preciso criar soluções inovadoras e disruptivas, monitorando seus impactos continuamente na operação. Portanto, como empresa e como profissionais, podemos dizer que exercemos papel fundamental na transformação do Brasil. 

Ao nos afirmarmos como atores das mudanças na vida das pessoas por meio da tecnologia, trazemos para a pauta o tripé “pessoas-tecnologias-processos”, que compõe a Gestão do Conhecimento no contexto da Softplan.  

Ao longo dos anos, temos implementado diversas ações educacionais casadas com as implantações do software em nossos clientes. Em 2020, trouxemos como ação estratégica a estruturação de um macroprocesso de Gestão do Conhecimento visando a melhoria contínua dos nossos produtos e serviços e, consequentemente, a ampliação das práticas que possibilitam a disseminação de conhecimento especializado para nossos clientes, nas suas mais diferentes experiências com o sistema.  

Como uma empresa de tecnologia e serviços somos, nativamente, uma empresa sustentada pelo conhecimento. Faz-se clara a importância da consolidação de um grande macroprocesso focado no conhecimento dentro da organização.  

Assim nasce a UniSoft 

UniSoft é o macro processo de aprendizagem organizacional que envolve todas as equipes na Unidade de Negócios da Justiça. Isto é, entendemos que em um processo de aprendizagem há uma rede de atores envolvidos, e a Unisoft busca interligá-los.  Os processos orgânicos de ensino e aprendizagem colaborativos, diretamente relacionados à realidade de cada equipe, são planejados e executados visando o impacto positivo em nossos clientes.  Em termos acadêmicos, aplicaremos o conceito de “governança multinível”, sendo modelo construído a partir da proposta de uma Universidade Corporativa em Rede (UCR).

Nossa missão é promover a governança das iniciativas relacionadas ao conhecimento e à aprendizagem de forma integrada. Assim, quando consideramos o impacto da UniSoft em nossos clientes, temos como objetivos principais: 

  1.  Otimizar investimentos e unir esforços em iniciativas conectadas, tecnológicas, modernas e acessíveis; 
  2.  Promover a disseminação e acesso ao conhecimento especializado dentro da nossa estrutura e para nossos clientes; 
  3.  Otimizar os ciclos de aprendizado dos colaboradores e fomentar a migração tecnológica; 
  4. Garantir que todo o conhecimento gerado seja o fator propulsor de todas as inovações que desejamos para a Unidade de Justiça da Softplan

Definimos o roadmap da UniSoft com entregas definidas conforme a priorização realizada inicialmente com a gestão da Softplan, elaborada a partir das ações focadas em nossos clientes. A UniSoft tem como premissa que serviços e produtos de excelência são construídos “dentro de casa”, porém visa o atendimento às necessidades de nossos clientes, em especial os usuários finais de nossas soluções. Portanto, o conhecimento se consolida como matéria prima central de diferentes projetos que impactarão na disseminação da expertise da UNJ, tais como: 

  1.  Planejamento e execução de ações de capacitação alinhadas com a estratégia dos clientes; 
  2.  Avaliação e implementação de novos procedimentos e ferramentas para otimização dos processos de gestão do conhecimento; 
  3.  Integração entre plataformas de disseminação de conhecimento e as novas versões do Sistema de Automação da Justiça
  4.  Padronização de modelos metodológicos e melhores práticas relacionadas às ações de aprendizagem e de manutenção do conhecimento para as três verticais; 
  5.  Disponibilização de novos serviços relacionados à capacitação, tendo em vista novos formatos, novas mídias e novos modelos de aprendizagem.  

Tal como percebido em outras grandes empresas de tecnologia que já adotam expressivas estratégias de gestão do conhecimento, torna-se crucial o estabelecimento de uma cultura organizacional atenta ao papel deste ativo, especialmente quando ele impacta diretamente na rotina de trabalho dos nossos clientes. Afinal, o conhecimento especializado permite o desenvolvimento de novas funcionalidades, a evolução tecnológica constante, a inovação disruptiva, a prestação de serviços mais eficientes e, especialmente, o atendimento às demandas feitas por nossos clientes.  

Mensagem das lideranças Softplan:  

A Unisoft é a concretização do sonho de organizar e compartilhar todo o conhecimento que temos distribuído entre nossos colaboradores, de modo a aumentarmos nossa eficiência, nossa produtividade, nosso engajamento e nossa realização enquanto profissionais! Esta conquista é um projeto vivo, e todos nós somos responsáveis por sua continuidade e evolução.” 

Marcos Tito – Gerente de Desenvolvimento e Produto da UNJ

“Condição de sobrevivência para muitas organizações e fundamental para as empresas do setor de Tecnologia, o programa Unisoft tem como pilar garantir acesso ao conhecimento e a um aprendizado contínuo de todos os times da UNJ. É garantir que todos os softplayers tenham acesso e possam aprender mais, se desenvolver, e acima de tudo compartilhar conhecimentos de forma estruturada e organizada, gerando cada vez mais impactos positivos a nossa empresa, aos nossos clientes e a nossa comunidade. E, sabendo da extrema responsabilidade envolvida na formação dos nossos Softplayers, aproveito para convidar todos os líderes da UNJ, em especial os líderes de Serviços a participarem ativamente de todos os projetos deste lindo programa.” 

Mário Alex Santos – Gerente de Serviços da UNJ

Aos clientes, reforçamos o compromisso: contem conosco para as ações de desenvolvimento do conhecimento especializado sobre o SAJ em suas equipes! 

Referências  

FREIRE, PATRICIA DE SÁ (Org.) ; SILVA, T. C. (Org.) ; BRESOLIN, G. G. (Org.) . Universidade Corporativa em Rede: Diretrizes iniciais do Modelo. 1. ed. CRV, 2019. 272p . 

 FREIRE, P. S. (Org.) ; SILVA, T. C. (Org.) ; SOUZA, J. A. (Org.) . Gestão do conhecimento para aceleração da curva de aprendizagem: Um relato do plano de melhoria do processo de integração em uma das maiores organizações de software do Brasil. 1. ed. CRV, 2019. 176p . 

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram