Como plataformas de Ensino a Distância estão transformando a operação da Justiça

24/09/2019 | 3 min. de leitura

Por: Ana Carolina Prado, coordenadora de serviços da Softplan, e Talita Caetano, consultora educacional de capacitação.

Todas as empresas buscam agilizar os processos e aumentar a eficiência de sua operação. Um dos pilares para promover essa mudança é o investimento em estratégias de treinamento, desenvolvimento e educação.

E não seria diferente no mundo da Justiça. A implantação e operação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) nas instituições demandam um esforço crucial ao sucesso do projeto: garantir que o conhecimento sobre o sistema será disseminado em todos os níveis, assegurando sua aplicabilidade por todos os usuários finais.

Organizações com alta capilaridade, como é o caso dos Tribunais de Justiça, têm diversos desafios quando o assunto é comunicar, capacitar, disseminar e aplicar o conhecimento para a operação diária. Deslocar colaboradores, prestadores de serviços, clientes e usuários para locais específicos a fim de realizar treinamentos gera um custo exorbitante. Além disso, inflexibiliza a gestão destas ações.

Sob a ótica de quem aprende, estratégias de Ensino a Distância (EaD) flexibilizam o aprendizado em termos físicos e temporais. Além disso, possibilitam a revisão do conteúdo quantas vezes for necessário, pois os materiais podem ser consultados atemporalmente. Nesse cenário, as pessoas tornam-se protagonistas de seus aprendizados, criando jornadas autônomas dentro do conteúdo oferecido.

Por estes motivos, diversos segmentos do mercado escolhem o EaD como solução para minimizar impedimentos. O EaD veio para facilitar a logística, chegar até a ponta, multiplicar conhecimento com menor custo, flexibilizar o plano de educação e reduzir o impacto do “conhecimento enferrujado”. Além disso, o próprio EaD possibilita o uso de diversas estratégias de ensino, como o uso de microlearing, pílulas de conhecimento, webinars, gamificação, simulações, entre outros.

Aqui na Softplan, investimos na estruturação da Universidade Softplan para que os colaboradores e usuários do SAJ adotem em definitivo as plataformas de conhecimento acessíveis remotamente. Assim, visamos oferecer maior autonomia e otimização na operação do sistema. Essa estratégia está embasada por dados que comprovam experiências positivas no mercado com EaD:

1. Redução de custos relacionados à capacitação

Comparados ao modelo presencial, os treinamentos online apresentam uma economia de até 70% em gastos como hospedagem, deslocamento, espaço físico, hardware, contratações e horas de trabalho. O modelo online democratizou o consumo de ações de educação e treinamentos, uma vez que existem opções para todos os portes de negócio, acessíveis em termos logísticos e financeiros. A Universidade Softplan contém hoje diversos treinamentos estruturados conforme a demanda de cada Tribunal. Conhecimento de qualidade, atualizados, com custo acessível e escaláveis.

2. Modelo didático flexível e monitorado

O modelo online permite a aplicação de diferentes recursos educacionais, como vídeos demonstrando a prática no SAJ e um sistema de avaliação acoplado aos conteúdos que consolida o conhecimento. O uso de um discurso simples e objetivo nos vídeos de demonstração do sistema, por exemplo, aproxima o usuário da realidade, indo direto ao ponto importante para nossos clientes: garantir que a Justiça seja feita. O conceito de microlearning (vídeos de 3 a 7 minutos de duração) diminui o impacto na rotina de trabalho do aluno, além de ser menos cansativo e monótono. Também oferecemos acesso aos relatórios de desempenho, que possibilitam que a gestão faça ações de melhorias nas identifique dificuldades no aprendizado.

3. Resultados rápidos

Se o aluno dita seu ritmo de aprendizado, seguindo a trilha de aprendizagem conforme sua necessidade, conseguimos ofertar uma capacitação imediata. Assim, sempre que um novo cartorário, oficial de justiça ou um juiz, por exemplo, chegar a uma unidade, terá acesso imediato ao conhecimento sobre o SAJ, podendo se capacitar até mesmo antes de começar oficialmente suas atividades. Isso representa velocidade e produtividade para responder às demandas da nossa Justiça.

Conclusão

A Universidade Softplan oferece acesso eficiente ao conhecimento em diferentes formatos e em qualquer local com acesso à internet. Está disponível 24h por dia e 7 dias por semana, com um excelente custo-benefício para nossos clientes.

Acreditamos que a transformação digital da Justiça tem um novo olhar sobre as diferentes estratégias de gestão do conhecimento, especialmente para que cada usuário do SAJ possa usufruir de todos os benefícios disponibilizados pelo sistema.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram