Big Data para Procuradorias: Softplan participa de Fórum Regional Sul da ANPM

07/06/2019 | 2 min. de leitura

A automatização da gestão de procuradorias foi temas de destaque no II Fórum Regional Sul da ANPM.

O evento é realizado pela Associação Nacional de Procuradores Municipais e foi realizado nesta semana, em Porto Alegre (RS). Na ocasião, Cláudio Júnior Gonçalves de Souza, especialista em tecnologias para a Justiça da Softplan, destacou o uso do Big Data para Procuradorias. “A tecnologia permite a automatização e a exclusão de tarefas repetitivas e de baixa cognição. Com a automatização, o procurador passa a ter mais tempo para pensar nas tomadas de decisão. Ele passa a ter mais produtividade e uma visão estrutural e estratégica das demandas”, salienta Souza.

Big Data para Procuradorias: Ciência de Dados agiliza tomada de decisão

Um dos cases de sucesso apresentados no evento destaca a análise de dados por meio da tecnologia. A Procuradoria de Santo Antônio de Jesus (BA) adotou o SAJ Procuradorias em julho de 2017. Desde novembro de 2018, vem potencializando a automatização dos processos por meio do SAJ Insights.

“O SAJ Insights nos ofereceu a praticidade de visualização dos dados em tempo real, aliado à agilidade em obter tudo em um único canal. Isso contribuiu muito para uma melhor condução nas reuniões. Além disso, passamos a ter maior clareza e objetividade para tomada de decisão”, disse o procurador Edmilson Maia Filho.

Por meio do Big Data, utilizado na Ciência de Dados, é possível coletar informações de indicadores e produzir análises completas. Isso promove tomadas de decisão mais assertivas, já que se pode, inclusive, fazer previsões e compreender determinado histórico.

Inovação na gestão de procuradorias

Devido ao grande volume de processos, muitos deles ainda em papel, sua gestão pode ser desafiadora e consumir tempo no trabalho realizado nas procuradorias. Além disso, outro desafio é agilizar, com qualidade, a tomada de decisão de um volume de dados que pode ser tão extenso quanto o número de processos. Por esse motivo, legaltechs como a Softplan investem na transformação digital da Justiça por meio de recursos tecnológicos inovadores.

Entre as mais de 60 procuradorias que adotam o SAJ Procuradorias, está a do município de Balneário Camboriú (SC), cujo case também foi apresentado no evento. Até janeiro de 2018, a distribuição dos processos era realizada sem a tecnologia. Após o uso do sistema, a gestão da procuradoria teve retornos positivos em organização, produtividade e rapidez. Apenas nos primeiros 5 meses de uso da solução, foram realizados 3,5 mil peticionamentos de forma totalmente digital.

Mais resultados positivos

Em Barueri (SP), houve um aumento de 1.000% no número de ajuizamentos de um ano para o outro. Na Procuradoria do Departamento de Água e Esgoto de Marília (SP), o SAJ Procuradorias permitiu que um procurador sozinho concluísse 730 apelações em um único dia. Outro exemplo é na cidade de Santos (SP), onde a Procuradoria do município ajuizou em cinco dias uma quantidade de Execuções Fiscais que, sem tecnologia, levaria quatro meses.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram