CASE DE SUCESSO:
Adoção de tecnologia no município de São José visa aumento de arrecadação da dívida ativa

Soluções de gestão que utilizam tecnologias inovadoras para promover o aumento de arrecadação da dívida ativa já fazem parte da realidade no município de São José, na Grande Florianópolis.
A Softplan, empresa que desenvolve soluções para a agilidade e eficiência da gestão pública, e a prefeitura de São José firmaram parceria de inovação para automatizar a gestão de cadastros da dívida ativa.
Em fase piloto, a solução chamada de ‘SAJ Cobrança Digital’, promove a higienização de dados.
Aumento de arrecadação com o uso de tecnologias inovadoras
A solução SAJ Cobrança Digital cruza dados cadastrais da prefeitura com informações disponíveis na internet e, com esses dados, dispara alertas de comunicação e cobrança ao devedor. Cerca de 2 mil registros dos devedores devem ser atualizados. A utilização da solução possibilita que a prefeitura identifique a localização do contribuinte, o que permite uma comunicação eficaz entre o cidadão a prefeitura.
Para o procurador-geral do Município de São José, Rodrigo João Machado, a utilização do sistema permite o uso da Tecnologia da Informação a favor da cidade e em benefício do contribuinte.
“A solução será aplicada para as cobranças administrativas. O uso da tecnologia vai dar oportunidade para que o contribuinte negocie sua dívida. Ele será identificado e poderá resolver tudo de maneira direta e bem mais simplificada”, afirma o Rodrigo.
Parceria entre Softplan e São José
O termo da parceria de inovação foi firmado pela prefeita de São José Adeliana Dal Pont. A reunião contou também com a presença do diretor-executivo da Softplan, Ilson Stabile, do advogado Paulo Roberto Toniazzo e do presidente da Câmara de Vereadores, Orvino Coelho de Ávila, incentivadores do uso de tecnologias inovadoras no setor público.
Confira fotos do encontro realizado em São José:
Conforme Paulo Roberto Toniazzo, São José é uma cidade que já tem características de implantar ações inovadoras na gestão pública, o que favoreceu o interesse para a prova de conceito desse novo produto.
“A utilização da solução é sem custo aos cofres públicos, além disso, agiliza a cobrança dos créditos da dívida ativa”, afirma Toniazzo.
Durante a assinatura do Termo, o presidente da Câmara de Vereadores destacou a importância das ações inovadoras na gestão pública.
“A modernização dos sistemas é uma necessidade. Se pudermos utilizar ferramentas que otimizem a execução desses créditos com precisão e eficiência, favorecendo o trabalho do servidor e o tempo do contribuinte, estaremos no caminho. A solução apresentada pela Softplan é muito interessante, além de inovadora”, diz Orvino de Ávila.
*Com fotos e informações da Câmara Municipal de São José.
Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!
Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.
especialista