DPE-MA começa os trabalhos para implantação do SAJ Defensorias

21/01/2021 | 3 min. de leitura

SAJ Defensorias Defensoria Pública Estadual do Maranhão Levantamento de Requisitos 01

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) e a Softplan deram início ao projeto para implantação do SAJ Defensorias. Em visita à sede do órgão, em São Luís, uma equipe da Softplan começou no dia 18 de janeiro a etapa de levantamento de dados. Essa é uma fase essencial para o avanço do cronograma de implantação do sistema. Após implantado, o SAJ Defensorias ajudará a aprimorar a produtividade na DPE, garantindo ainda mais qualidade e celeridade no atendimento aos cidadãos assistidos.

O levantamento de dados é o ponto de partida de qualquer projeto de software. Envolve uma ampla pesquisa com os usuários – no caso, os defensores e serventuários – acerca da realidade de trabalho na instituição e dos requisitos que o sistema deve ter para atendê-los. A partir desse trabalho, o gestor do projeto fará os ajustes no cronograma, prevendo suas diversas etapas.

Da Softplan, estiveram presentes na sede da DPE-MA a executiva comercial Fernanda München, o consultor Thiago Dias e a analista de negócios Vanessa Dayna. Eles foram recebidos pelo Defensor Geral do Maranhão, Alberto Bastos, pelo Subdefensor, Gabriel Furtado, e pela equipe do órgão.

“A Defensoria Pública está muito otimista com o desenvolvimento do novo sistema pela Softplan, por conta das soluções tecnológicas já apresentadas em outros órgãos do sistema de Justiça do país. Nos deixa ainda mais confiantes o minucioso estudo que a empresa está fazendo conosco, conhecendo nossa realidade, a rotina de trabalho dos defensores e servidores, e peculiaridades, o que servirá de base para aperfeiçoar a parceria de acordo com nossas premissas institucionais, dentro da nossa realidade”, declarou o Alberto Bastos.

“Temos grandes expectativas com o sistema desenvolvido pela Softplan, uma vez que ele otimizará o trabalho dos defensores e dos servidores que atuam na área afim. O sistema vai revolucionar a atuação da instituição, visando, lógico, disponibilizar um melhor acolhimento do nosso assistido, sendo ainda mais célere, humanizado e confiável para toda a sociedade”, destacou o subdefensor-geral Gabriel Furtado.

Subdefensor-geral Gabriel Furtado, Thiago Dias, Fernanda München, defensor-geral Alberto Bastos e Vanessa Dayna. Foto: ASCOM DPE-MA

Defensores públicos esperam que o novo sistema otimize o trabalho

A parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Maranhão e a Softplan foi firmada em dezembro de 2020. A partir de então, a DPE-MA iniciou a implantação do SAJ Defensorias, o mais completo sistema de gestão processual para Defensorias Públicas Estaduais.

O SAJ Defensorias é uma solução especializada desenvolvida para garantir uma gestão completa das demandas judiciais da produtividade interna. Todo o trabalho do órgão é integrado em único sistema, garantindo maior organização e padronização. A integração com o Tribunal de Justiça também possibilita uma maior agilidade na resolução dos casos, sem a necessidade de acessar mais de um sistema para protocolar, ajuizar, receber intimações e consultar prazos.

“O sistema veio como uma forma de aprimorar, aperfeiçoar e agilizar o nosso trabalho na Defensoria, já que haverá integração com os sistemas já existentes, proporcionando um atendimento cada vez mais amplo, célere e eficiente para os nossos assistidos”, destacou a defensora pública com atuação no Núcleo de Execução Penal da DPE-MA, Maiele Karem França Morais.

“Dentre as principais inovações, o sistema possibilita a interoperabilidade com PJE , o que garantirá uma maior produtividade dos Defensores. Esse novo sistema possibilitará ainda a geração de relatórios qualificados, capazes de instruir uma atuação mais estratégica e, consequentemente, uma prestação de serviço mais eficaz à população hipossuficiente do Maranhão’, destacou o defensor público Diego Oliveira.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram