Softplan SAJ Procuradorias ANPM Porto Alegre junho 2019

Big Data para Procuradorias: Softplan participa de Fórum Regional Sul da ANPM

A automatização da gestão de procuradorias foi temas de destaque no II Fórum Regional Sul da ANPM.

O evento é realizado pela Associação Nacional de Procuradores Municipais e foi realizado nesta semana, em Porto Alegre (RS). Na ocasião, Cláudio Júnior Gonçalves de Souza, especialista em tecnologias para a Justiça da Softplan, destacou o uso do Big Data para Procuradorias. “A tecnologia permite a automatização e a exclusão de tarefas repetitivas e de baixa cognição. Com a automatização, o procurador passa a ter mais tempo para pensar nas tomadas de decisão. Ele passa a ter mais produtividade e uma visão estrutural e estratégica das demandas”, salienta Souza.

Big Data para Procuradorias: Ciência de Dados agiliza tomada de decisão

Um dos cases de sucesso apresentados no evento destaca a análise de dados por meio da tecnologia. A Procuradoria de Santo Antônio de Jesus (BA) adotou o SAJ Procuradorias em julho de 2017. Desde novembro de 2018, vem potencializando a automatização dos processos por meio do SAJ Insights.

“O SAJ Insights nos ofereceu a praticidade de visualização dos dados em tempo real, aliado à agilidade em obter tudo em um único canal. Isso contribuiu muito para uma melhor condução nas reuniões. Além disso, passamos a ter maior clareza e objetividade para tomada de decisão”, disse o procurador Edmilson Maia Filho.

Por meio do Big Data, utilizado na Ciência de Dados, é possível coletar informações de indicadores e produzir análises completas. Isso promove tomadas de decisão mais assertivas, já que se pode, inclusive, fazer previsões e compreender determinado histórico.

Inovação na gestão de procuradorias

Devido ao grande volume de processos, muitos deles ainda em papel, sua gestão pode ser desafiadora e consumir tempo no trabalho realizado nas procuradorias. Além disso, outro desafio é agilizar, com qualidade, a tomada de decisão de um volume de dados que pode ser tão extenso quanto o número de processos. Por esse motivo, legaltechs como a Softplan investem na transformação digital da Justiça por meio de recursos tecnológicos inovadores.

Entre as mais de 60 procuradorias que adotam o SAJ Procuradorias, está a do município de Balneário Camboriú (SC), cujo case também foi apresentado no evento. Até janeiro de 2018, a distribuição dos processos era realizada sem a tecnologia. Após o uso do sistema, a gestão da procuradoria teve retornos positivos em organização, produtividade e rapidez. Apenas nos primeiros 5 meses de uso da solução, foram realizados 3,5 mil peticionamentos de forma totalmente digital.

Mais resultados positivos

Em Barueri (SP), houve um aumento de 1.000% no número de ajuizamentos de um ano para o outro. Na Procuradoria do Departamento de Água e Esgoto de Marília (SP), o SAJ Procuradorias permitiu que um procurador sozinho concluísse 730 apelações em um único dia. Outro exemplo é na cidade de Santos (SP), onde a Procuradoria do município ajuizou em cinco dias uma quantidade de Execuções Fiscais que, sem tecnologia, levaria quatro meses.

Administrator

Graduada em Jornalismo com MBA em Big Data na Gestão de Marketing. Atua numa Comunicação Estratégica humanizada em grandes corporações, com foco em posicionamento institucional nos mercados do Brasil e da América Latina. É especialista em comunicação, tecnologia e transformação digital.