6 benefícios de um software para advogados

15/05/2019 | 4 min. de leitura

A combinação do Direito com a tecnologia tem se espalhado no ecossistema da Justiça. Desde a implantação do processo digital, escritórios de advocacia se viram como parte da primeira revolução tecnológica no Judiciário brasileiro.

Como uma maneira de melhorar a forma de trabalho e se reinventar, as soluções jurídicas focam não só na atuação dos advogados. Fluxos de clientes e processos, bem como a parte financeira e de relatórios, são pontos que se mostram extremamente importantes para advogar com excelência.

O uso de um software para advogados já é realidade em 77% dos escritórios de advocacia do Brasil, como aponta a pesquisa Tecnologia, profissões e ensino jurídico. Realizada pelo Centro de Ensino e Pesquisa e Inovação (CEPI) da escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo, a pesquisa nos mostra como o conceito da advocacia 4.0 e as lawtechs já estão entranhadas em nosso país.

Seu escritório precisa de um software para advogados?

Além de entender todos os benefícios que um software para advogados proporciona ao escritório, é preciso saber sua necessidade com essa solução jurídica. Porque, claro, ninguém gosta de perder documentos importantes, não ter controle de prazos e passar por dificuldades ao monitorar manualmente os processos nos Tribunais.

O receio em adotar a tecnologia ainda permeia uma parcela dos atores do Direito. Isso porque surgem dúvidas quanto ao investimento, a curva de aprendizado e a confiabilidade que os advogados muitas vezes não conseguem enxergar.

O primeiro passo para compreender se o seu escritório precisa de um software jurídico é olhar estrategicamente para o futuro e saber que tipo de evolução você quer ter. A partir disso, alguns sinais desta necessidade vão aparecer naturalmente. Algumas delas são:

  • Uso de muitas planilhas para a gestão de processos e atividades;
  • Não ter acesso direto ao que a equipe está fazendo;
  • Maior atenção para as finanças do escritório;
  • Mais tempo para se dedicar no atendimento ao cliente.

O SAJ ADV, uma das soluções jurídicas mais utilizadas do país, realizou um diagnóstico completo com os 16 sinais de que seu escritório precisa de um software jurídico. Confira aqui.

Quais os benefícios?

Para entender como um software para advogados afeta diretamente o mundo jurídico e provoca profundas modificações na maneira como o advogado atua, separamos 6 benefícios diretos. Veja:

Controle de prazos

A gestão processual é uma das principais atividades de um escritório de advocacia. Organizar prazos por meio de planilhas já deixou de ser uma boa prática. Um software criado e pensado para a rotina dos advogados possibilita que se tenha processos, intimações, documentos, tarefas e prazos sob total controle do escritório.

O uso da Inteligência Artificial também já é possível em casos de monitoramento de processos nos Tribunais. A exemplo disso, está o SAJ ADV. O software jurídico “varre”, periodicamente, os sites dos Tribunais do país em busca de atualizações a respeito dos processos relacionados à OAB cadastrada no registro. Ao encontrar uma movimentação, o software emite um alerta, que vai diretamente para o e-mail do advogado.

Segurança de dados

Perder documentos está fora de cogitação em um escritório de advocacia. O uso de um software para advogados com dados armazenados na nuvem proporciona, além de um fácil acesso, a exemplo de poder consultar o processo antes da audiência, uma maior segurança.

Isso porque quando um documento está salvo em apenas um equipamento, existe a possibilidade de que, caso ocorra alguma falha no equipamento, tudo seja perdido. Entretanto, se o escritório conta com o armazenamento na nuvem, mesmo que o equipamento utilizado venha a apresentar falhas, o documento permanecerá.

Automatização de tarefas

Tarefas repetitivas consomem o tempo que poderia ser investido no atendimento de clientes ou na análise de processos jurídicos. A integração com Tribunais e com o office 365 possibilita a realização de tarefas com menos esforço repetitivo.

Outra atividade que auxilia a automatização é o preenchimento automático de documentos. O SAJ ADV, por exemplo, utiliza inteligência artificial para criar modelos padrão de documentos e processos.

Gestão financeira

Administrar corretamente seu escritório e ter controle de tudo o que acontece financeiramente proporciona um crescimento econômico. Gerenciar pagamentos, recibos, atividades e permissões de acesso sem o uso de diversas planilhas da uma dimensão muito mais assertiva para o escritório.

Um módulo financeiro como o do SAJ ADV permite fazer toda a gestão econômica do escritório. Isso inclui o gerenciamento das despesas fixas mensais (aluguel, pagamento de salários, etc) e os honorários previstos.

Comunicação integrada no escritório

Em um escritório com diversos advogados e estagiários, saber o que cada um está fazendo pode se tornar trabalhoso. Isso porque, caso as demandas sejam compartilhadas apenas por e-mail ou planilhas, as datas e atividades podem se perder.

Ter uma interação com o time diretamente de dentro do software evita que se faça um microgerenciamento e com isso a comunicação interna e a gestão de atividades fica mais transparente. Além disso, uma comunicação integrada facilita o trabalho remoto, já que é possível delegar e acompanhar as tarefas de qualquer lugar.

Aproximação com o cliente

Todos os benefícios acima levam a uma aproximação maior com o cliente. Porém, ter uma área específica do cliente no software jurídico pode estreitar a relação, dar mais confiança e conhecimento. Isso porque, como no SAJ ADV, é possível que o escritório pode forneça o acesso a processos e atendimentos registrados aos seus clientes.

Atividades, documentos e andamentos processuais capturados pelo software podem ser consultados em tempo real pelos clientes do escritório.

Conclusão

Obter uma solução pensada e aprimorada para o seu escritório é se envolver positivamente com a crescente demanda do cidadão para com a Justiça. Ao entender que a tecnologia revoluciona a rotina, a comunicação e o bem-estar, o advogado está investindo não somente na sua carreira ou no escritório, mas em todo o ecossistema da Justiça.

Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Comente!

Este espaço destina-se às repercussões sobre notícias e artigos publicados no SAJ Digital. São de responsabilidade de seus autores. Não servem como abertura de chamados e atendimentos para o portal e-SAJ.

Leia também

Receba nossas novidades por e-mail:

Fale com o
especialista
Desenvolvido por: Linkedin Instagram